As obras de construção do Centro de Zoonoses entraram na fase de conclusão. A obra que teve a ordem de serviço autorizada em novembro de 2019, deve ser entregue em 13 de abril deste ano, 17 meses depois, conforme informou a secretaria municipal de Obras.
O espaço está sendo construído em área próxima ao Canil Municipal, no Jardim Morumbi, zona norte da cidade, e vai ampliar a oferta de atendimento aos animais e na saúde pública dos munícipes.
Os trabalhos de instalação de azulejos, gesso, acessórios elétricos e hidráulicos, dentre outros, próximos do final, antecedem a pintura, última etapa do serviço.
A área total tem 990m² e conta com centro cirúrgico, unidade de vigilância de Zoonoses, sala para pós-operatório e recuperação, antissepsia, ambulatório, canil e gatil individual, departamentos de ração, equipamentos e material de campo, sala de vacinação e avaliação animal, sala de capacitação técnica, administrativa, recepção, rampa de lavagem e descontaminação de veículos, entre outros.
A execução está a cargo da empresa MBG Engenharia e Construção e Comércio Ltda-EPP, ao custo de R$ 1.099.443,37, do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA, da Caixa Econômica Federal.
Outras ações do governo municipal nessa área foram o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária SAMUVET, pioneiro na região bragantina, o programa de esterilização de cães e gatos como forma efetiva de controle populacional com o Castramóvel, além da gestão compartilhada do Abrigo Municipal de Cães e Gatos com a Secretaria do Meio Ambiente e a Associação Faros d’Ajuda.