Os dois principais prêmios de futebol brasileiro tiveram um protagonista na escolha de 2020: o meia Claudinho, do Bragantino, que levou 4 troféus da CBF (melhor jogador do campeonato, revelação, artilheiro e na seleção do certame) e quatro prêmios na Bola de Prata, prêmio criado em 1970 pela revista Placar e desde 2016: jogador bola de ouro, seleção do campeonato, revelação e artilheiro.
Claudinho, que já tinha sido o melhor jogador do Brasileiro Série B em 2019, foi ainda mais brilhante em 2020.
Os premiados – Os primeiros jogadores do Bragantino premiados com a Bola de Prata, foram: Gil Baiano (lateral direito), Biro-Biro (lateral esquerdo), Tiba (meia) e Mazinho Oliveira (atacante), em 1990; no ano seguinte a performance foi ainda melhor, com quatro bolas de prata e uma de ouro. Mauro Silva foi o destaque daquela temporada, tendo conquistado a Bola de Prata (na seleção do campeonato) e a Bola de Ouro, como melhor jogador da competição. Ainda foram premiados Marcelo Martelotte (goleiro), Gil Baiano (lateral direito), Mauro Silva (volante) e Mazinho Oliveira (atacante).
Em 1992, quando o esquadrão campeão paulista e vice-campeão brasileiro começou a se desmanchar, apenas Mauro Silva foi eleito o melhor volante.
No total, Claudinho é o líder de premiações com 4, sendo 1 de ouro; Mauro Silva com 3, sendo 1 de ouro; Mazinho Oliveira e Gil Baiano com 2; Biro-Biro, Tiba e Marcelo Martelotte com uma cada.
O Bragantino aparece como o 13º clube brasileiro mais premiado com a Bola de Prata.
CBF – A premiação criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se deu em 2005, porém o Bragantino não figurava entre as 20 melhores equipes do País, o que voltou a ocorrer em 2020.
E essa volta consagrou Claudinho como o atleta mais premiado não só do Bragantino (4 troféus), como também do prêmio. Vários atletas conquistaram três.
OS PREMIADOS BOLA DE PRATA
1990
Gil Baiano (lateral direito)
Biro-Biro (lateral esquerdo)
Tiba (meia)
Mazinho Oliveira (atacante
1991
Marcelo Martelotte (goleiro)
Gil Baiano (lateral direito)
Mauro Silva (volante)
Mazinho Oliveira (atacante)
MAURO SILVA – Bola de Ouro
1992
Mauro Silva (volante)
CRAQUE DO BRASILEIRÃO – CBF
2020
Claudinho (meia)
Bola de Ouro
Bola de Prata
Revelação
Artilheiro