Com dois ou três jogos num intervalo de dez dias, o Bragantino volta a campo amanhã, no Nabi Abi Chedid, para enfrentar o Vasco, partida programada para às 21h30. O time carioca luta para fugir da zona do rebaixamento e embora tenha uma campanha ruim, não será adversário fácil para o Massa Bruta.
O time deve ser o mesmo que enfrentou o Ceará, no domingo, exceção feita a Ricardo Ryller, que está suspenso, pela terceira vez, pelos cartões amarelos. O substituto natural seria Lucas Evangelista, mas ainda não foi liberado pelo Departamento Médico e também é desfalque. O técnico Maurício Barbieri, pelos indicativos que deu nos últimos jogos, deve escalar Eric Ramírez.
O time que deve entrar em campo: Cleiton, Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Raul, Eric Ramírez e Claudinho; Artur, Ytalo e Helinho.
Estão fora por Covid-19 os jogadores Alerrandro, Luan Cândido, Uillian Correia e Weverson, que precisam passar por novos exames e só depois voltarem aos treinamentos. Barbieri, no entanto, poderá conta com as voltas de Ligger e Cuello, que cumpriram suspensão.
Até o fechamento desta edição a CBF ainda não havia divulgado o quinteto de arbitragem para o confronto de amanhã. A partida terá transmissão pelos canais Première.
HISTÓRICO DOS CONFRONTOS
Bragantino não vence o Vasco há 30 anos
Bragantino e Vasco da Gama se enfrentam amanhã à noite, 21h30, no Nabizão, pela 31ª primeira rodada do Brasileirão.
A história dos confrontos entre ambos tem retrospecto totalmente negativo para o time de Bragança. Em 16 jogos foram 6 derrotas, 9 empates e apenas 1 vitória, justamente na estreia do então alvinegro na elite do futebol brasileiro.
Pela Série A foram 8 encontros, com 3 vitórias vascaínas, 4 empates e a única vitória do Massa Bruta. Pela Série B outros 6 jogos, com 2 vitórias dos cruzmaltinos e quatro empates. E pela Copa do Brasil, 1 vitória do Vasco e um empate. Computando-se todas as competições, o time carioca assinalou 22 gols e o Braga foi 14 vezes às redes do Gigante da Colina.
A primeira – Campeão no ano anterior do Brasileiro Série B, o alvinegro fazia sua primeira participação no principal certame de futebol do País. No dia 14 de novembro de 1990, uma quarta-feira, o Bragantino, que três meses antes havia conquistado o Campeonato Paulista, recebia o Vasco da Gama, um dos chamados ‘clubes grandes’, e que também um ano antes foi o campeão, mas da Série A.
Portanto, um jogo entre os campeões. E foi nesse encontro que o alvinegro das Pedras obteve a única vitória diante dos cariocas. O Massa Bruta terminou o campeonato na 8ª colocação e o Vasco na 12ª. Portanto, faz 30 anos que o Bragantino não vence o time de São Januário.
Primeira e única
BRAGANTINO 1 x 0 VASCO; Local: Estádio Marcelo Stefani; Data: 14 de novembro de 1990 (quarta-feira); Público: 4.325 pagantes; Árbitro: Aristóteles Cantalice da Silva (PE); Gol: Gil Baiano aos 35’. BRAGANTINO: Marcelo, Gil Baiano, Júnior, Nei e João Batista; Mauro Silva, Ivair e Mazinho Oliveira; Tiba (Barbosa), Sílvio (Pintado) e João Santos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. VASCO: Acácio, Dedé, Célio Silva, Jorge Luiz e Cássio (Tato); Zé do Carmo, Luciano (Sorato) e William; Sérgio Araújo, Bebeto e Bismarck. Técnico: Zagallo.
HISTÓRICO DOS CONFRONTOS
Bragantino 1 x 0 Vasco – 14 de novembro de 1990 – Série A (gol de Gil Baiano, técnico Vanderlei Luxemburgo)
Vasco 2 x 2 Bragantino – 16 de fevereiro de 1991 – Série A (gols de Mazinho Oliveira e Sílvio, técnico Carlos Alberto Parreira)
Bragantino 0 x 0 Vasco – 25 de abril de 1992 – Série A (técnico Candinho)
Vasco 3 x 1 Bragantino – 1 de novembro de 1995 – Série A (gol de Kelly, técnico Júlio César Leal)
Bragantino 1 x 2 Vasco – 24 de agosto de 1996 – Série A (gol de Alex Oliveira, técnico Jair Pereira)
Vasco 3 x 0 Bragantino – 17 de agosto de 1997 – Série A (técnico Cassiá Carpes)
Bragantino 0 x 0 Vasco – 2 de agosto de 1998 – Série A (técnico Heron Ferreira)
Bragantino 2 x 2 Vasco – 21 de março de 2008 – Copa do Brasil (gols de Bill e Nunes, técnico Marcelo Veiga)
Vasco 2 x 1 Bragantino – 4 de abril de 2008 – Copa do Brasil (gol de Nunes, técnico Marcelo Veiga)
Vasco 0 x 0 Bragantino – 30 de junho de 2009 – Série B (técnico Marcelo Veiga)
Bragantino 0 x 0 Vasco – 3 de outubro de 2009 – Série B (técnico Marcelo Veiga)
Bragantino 1 x 1 Vasco – 27 de maio de 2014 – Série B (gol de Robertinho, técnico André Gaspar)
Vasco 2 x 2 Bragantino – 3 de outubro de 2014 – Série B (gols de Geandro e Antônio Flávio, técnico Paulo César Gusmão)
Vasco 2 x 1 Bragantino – 23 de julho de 2016 – Série B (gol de Rafael Grampola, técnico Alberto Félix)
Bragantino 1 x 2 Vasco – 12 de novembro de 2016 – Série B (gol de Rafael Grampola, técnico Estevam Soares)
Vasco 1 x 1 Bragantino – 27 de setembro de 2020 – Série A (gol de Lucas Evangelista, técnico Maurício Barbieri)