As obras do Programa Vida Longa estão 20% concluídas após três meses do seu início. Segundo assessoria da prefeitura, já estão finalizadas as fundações da construção e agora executa-se a parte de alvenaria. A previsão para a entrega das 26 moradias é agosto de 2021.
Bragança está na primeira etapa do projeto, que contará com 150 unidades habitacionais em seis municípios. O Vida Longa é um projeto do Governo do Estado em parceria com os municípios para a construção de unidades habitacionais que atenda às necessidades de idosos que vivem sozinhos em situação de vulnerabilidade social.
Os imóveis são especialmente projetados para essa finalidade e cada unidade tem área de serviço, banheiro, cozinha, dormitório e sala de estar conjugados.
Em Bragança Paulista o empreendimento contará com pista de caminhada, salão de convívio com área gourmet, horta elevada, paisagismo e outros benefícios.
Beneficiados – A seleção dos beneficiados para o projeto é de responsabilidade de cada município. Em Bragança, conforme informou a prefeitura, o cadastro dos idosos para posterior seleção está sendo realizado nos quatro CRAS e no CREAS. Os responsáveis pela seleção dos idosos serão assistentes sociais e psicólogos dos CRAS e CREAS.
O Programa Vida Longa atenderá pessoas com 60 anos ou mais, independentes para a realização das atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, sem acesso à moradia, inseridas no CadÚnico, com renda mensal de até 2 salários mínimos e residentes no município há pelo menos dois anos.
FOTO |SECOM|