Os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina voltaram a defender na quarta-feira, 12, ao governo estadual a importância da retomada das discussões referentes aos planos habitacionais. A preocupação de gestores municipais foi tema de reunião promovida pelo deputado Edmir Chedid (DEM) com o secretário executivo de Estado da Habitação, Fernando Marangoni, no Palácio dos Bandeirantes – sede do governo estadual –, na zona sul da capital.
A reunião contou com representantes de 10 municípios, entre prefeitos e secretários, que demonstraram preocupação quanto ao déficit habitacional e à demanda futura por moradias, que serão necessárias para atender às famílias do interior. “É preciso garantir moradias para quem já está nos municípios. Quando se faz um conjunto habitacional, esses municípios recebem pessoas de fora, o que prejudica os que estão aguardando o benefício”, disse o parlamentar.
Edmir Chedid explicou que, para enfrentar a problemática em nível municipal, é preciso estruturar uma política que, segundo ele, deverá ser consolidada de modo integrado ao planejamento das políticas setoriais do governo estadual e da União. “Por isso, é importante que esses planejamentos municipais correspondam também aos planos regionais de habitação. Afinal, os modelos habitacionais em vigência sofreram alterações nos últimos anos”, complementou.
Na ocasião, o secretário executivo de Estado da Habitação garantiu que os desafios a serem enfrentados serão variados e deverão pressupor ações específicas aos municípios. “Esta reunião inaugurou um processo de integração regional no desenvolvimento urbano. Algo que o governo estadual busca, que é o apoio efetivo aos municípios no planejamento e no desenvolvimento urbano, principalmente quando ocorre em esferas regionais”, afirmou Fernando Marangoni.
Consana – Para a presidente do Consórcio de Saneamento Nossa Água (Consana), Denise Pinink Silva, que representou a demanda de parte dos municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina nesta reunião no Palácio dos Bandeirantes, cada realidade enseja uma ação diferente do poder público no setor habitacional. Neste sentido, garantiu que caberá às prefeituras a elaboração de planos habitacionais, que, em seguida, serão analisados pelo governo estadual.
Reunião – Além de Edmir Chedid e Fernando Marangoni, a reunião contou com os prefeitos de Itatiba, Joanópolis, Morungaba, Pinhalzinho e Serra Negra. Bragança Paulista foi representada pelo secretário municipal de Planejamento, Marcelo Alexandre Soares da Silva, e pela presidente do Consórcio de Saneamento Nossa Água (Consana), Denise Pinink Silva. Ainda participaram membros das prefeituras de Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pedreira e prefeitura de Tuiuti.