O serviço de castração para pets realizado pelo Castramóvel retorna aos atendimentos na próxima semana, na segunda e terça-feira (12 e 13), no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). Esta edição conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) junto ao Governo do Estado de SP, que traz apoio ao serviço com o Programa Pro Pet.
Pensando no bem-estar animal, o programa leva a municípios paulistas ônibus equipados para castração de cães e gatos. Desta forma, as demandas locais são atendidas com mais rapidez e garante que o cuidado com os pets seja uma política pública funcional em todo estado. O investimento é variável, de acordo com o número de vagas ocupadas – caso desta vez todas castrações sejam realizadas, o custo será de R$63.600 reais, segundo a Pasta.
Nesta edição, a ação oferece 400 vagas para castração, que podem ser preenchidas através do link disponibilizado pela prefeitura de Bragança, https://bit.ly/CastramóvelJan2026.
O atendimento será das 8h às 15h, com atendimentos divididos entre cães e gatos – das 8h às 11h45 e das 12h às15h – respectivamente.
É obrigatória a apresentação de comprovante de endereço em nome do tutor, e serão aceitos pets entre 6 meses a 8 anos. Além disso, não será realizado procedimento em fêmeas ainda amamentando ou que tiveram filhotes há menos de 2 meses, cães braquicefálicos (são aqueles com focinho encurtado e cabeça larga e achatada), animais idosos (acima de 8 anos), animais que não cumprirem corretamente o período de jejum, além de animais obesos.
Faltas – Segundo a Prefeitura, na última edição, realizada em dezembro, foram registradas 47 ausências. A falta do pet no dia do procedimento prejudica àqueles que precisam da vaga, e por isso é necessário que os tutores tenham a responsabilidade de comparecer na data agendada.
Castração Solidária – Durante os dias de atendimento, os munícipes poderão doar 1 kg de ração para cães ou gatos em situação de rua.
