Talvez tenha sido a melhor apresentação deste ano, que começou muito mal para a equipe. Mas o desempenho do Bragantino diante do Corinthians, neste sábado (20), foi digno de elogios. O time mostrou repertório, menos ansiedade, momentos de intensa marcação alta e um goleiro que garantiu o resultado. Pontos fracos: a defesa ainda gera insegurança e o número de passes errados continua excessivo.
Mas o bom futebol que se viu foi suficiente para garantir mais 3 pontos e deixar o Bragantino na liderança até o complemento da rodada, neste domingo.
Na etapa inicial o Bragantino foi quem criou as melhores oportunidades, e logo aos 4 minutos, numa virada de jogo da direita para esquerda, Vitinho Kiev recebeu a bola, cortou para o meio e bateu no canto esquerdo de Cássio, que nada conseguiu fazer.
Mesmo em vantagem, o Massa Bruta ainda foi protagonista pelo menos até os 25 minutos, quando o Corinthians ensaiou uma reação. Nas jogadas mais agudas, encontrou pela frente o goleiro Cleiton, que no cômputo dos 90 minutos, foi o responsável pela manutenção do placar, com pelo menos quatro grandes defesas.
Segundo tempo – Na volta do intervalo o Corinthians avançou suas linhas e pouco permitiu ofensivamente ao Bragantino. Embora tivesse o domínio das ações, o time da capital encontrou dificuldades para transpor a defensiva adversária, e quando isso ocorreu teve pela frente um goleiro atento e em noite inspirada, mesmo com sua zaga dando sustos.
As substituições surtiram melhor efeito para o time alvinegro, porém a postura do time de Caixinha prevaleceu até o apito final do árbitro. Vitória merecida, principalmente porque desta vez os jogadores do Massa Bruta finalmente resolveram jogar futebol e colocaram isso em prática.
Digno de registro a ignorância da torcida corintiana, ao usar sinalizadores nos 20 minutos finais, que obrigou o árbitro a paralisar a partida em vários momentos, justamente quando o Corinthians era melhor em campo.
Quarta e domingo – No próximo domingo (28), o Massa Bruta vai até Fortaleza enfrentar o tricolor cearense. Antes, porém, entra em campo no Nabizão, na quarta-feira (24), às 21 horas, quando recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, pela terceira rodada da fase de classificação da Sul- Americana.
ATUAÇÕES
Cleiton: Garantiu a vitória com pelo menos quatro grandes defesas. Mesmo levando sustos dos seus zagueiros. Nota 8,5.
Andrés Hurtado: Desta vez mostrou um futebol muito abaixo do que vinha jogando. Teve dificuldades na marcação e se mostrou confuso no apoio ao ataque. Nota 5,5.
Douglas Mendes: Inseguro na maior parte do tempo, responsável pelos sustos do goleiro Cleiton e demais companheiros, mas aos poucos pode se firmar. Nota 5,5.
Luan Cândido: Depois de muito tempo resolveu correr, dar cobertura aos companheiros e jogar por ele e pelo novato Douglas. Nota 7,0.
Juninho Capixaba: Boa partida, também ajudou nas coberturas, correu muito e voltou a desempenhar o futebol que dele se espera. Nota 7,0.
Jadsom Silva: Sua melhor partida neste ano, bem posicionado defensivamente, caiu pelas laterais e ajudou na criação ofensiva. Nota 7,5.
Eric Ramires: Outro que melhorou seu desempenho, participativo principalmente no apoio ao ataque. Concluiu duas vezes a gol. Nota 7,0.
Gustavinho: Foi o que menos sobressaiu no meio-campo, e errou muitos passes. Nota 6,0.
Bruninho: Também erra muitos passes, mas quando acertou um deles, para Vitinho Kiev, surgiu o gol da vitória. Nota 7,0.
Eduardo Sasha: Boa movimentação, ganhou todas as jogadas aéreas da defensiva corintiana e foi agudo nas conclusões a gol. Nota 7,5.
Vitinho Kiev: Vem num crescendo desde a estreia no Brasileiro. Em três jogos deu duas assistências e assinalou dois gols. Boa fase. Nota 8,0.
Substitutos: Os cinco jogadores que entraram não acrescentaram nada, mas ajudaram a manter o desempenho da equipe.
Pedro Caixinha: De certo modo acertou na escalação, mas sua insistência com Thiago Borbas é digna de estudo. O jogador entrou e o setor ofensivo do time desapareceu. Nota 6,5.
3ª RODADA
BRAGANTINO x CORINTHIANS
Campeonato Brasileiro Série A – 3ª RODADA
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Data: 20 de abril de 2024 (sábado, 19h30)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS-Fifa) – Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS) – Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN-Fifa)
Público: 9.613 pagantes – Renda: R$ 490.705,00
Cartões amarelos: Douglas Mendes, Eric Ramires, Henry Mosquera e Eduardo Sasha (Bragantino) e Raul Gustavo, Raniele e Pedro Henrique (Corinthians)
Gols: Vitinho Kiev aos 4’ (Bragantino)
BRAGANTINO: Lucão; Andrés Hurtado, Douglas Mendes, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Eric Ramires (Raul) e Gustavinho (Thiago Borbas); Bruninho (Mosquera), Eduardo Sasha (Lucas Cunha) e Vitinho Kiev (Laquintana). Técnico: Pedro Caixinha.
CORINTHIANS: Cássio; Matheuzinho, Felix Torres, RauL Gustavo e Hugo (Wesley); Raniele, Fausto Vera (Paulinho) e Rodrigo Garro (Breno Bidon); Igor Coronado (Ángel Romero), Pedro Raul e Pedro Henrique (Yuri Alberto). Técnico: António Oliveira.