Após diversos questionamentos a respeito do corte de árvores no canteiro das Ruas Madre Paulina e José Guilherme, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o local era inadequado para a espécie das árvores que estavam ali plantadas, que havia diversos riscos, entre eles, comprometimento da fiação da iluminação pública, queda das árvores e até risco de vida a transeuntes. A Pasta ainda informou que, no local será plantada outras espécies de árvores próprias para o espaço, mantendo a arborização do município ea segurança da população. Confira a Nota Oficial:
“Sempre tendo como responsabilidade a segurança dos moradores e pedestres, a Secretaria do Meio Ambiente faz a análise de risco de árvores existentes. Esclarece ainda que, quanto às últimas supressões ocorridas na Rua Madre Paulina, um conjunto de fatores motivou a tomada de decisão para a realização dos cortes, entre eles os diretamente relacionados à espécie exótica (proveniente do Sul da Ásia) ali plantada, que tem por natureza porte avantajado e inadequado para plantio em canteiros estreitos e em taludes; raízes agressivas e que na condição de talude, estavam expostas, associada a espaço restrito, além da condição fitossanitárias atestadas pela Engenheira Agrônoma da Secretaria; histórico de sucessivas podas severas devido a fiação, que ocasionaram rebrotas que aumentaram o volume da copa e deixaram os galhos mais vulneráveis ao rompimento e queda.
Havia no local grande risco de queda com fortes ventos e chuvas, além do risco de vida para quem transitava pelo local.
A Secretaria do Meio Ambiente já está providenciando novo plantio no mesmo local. Serão colocadas espécies nativas e adequadas, garantindo a arborização do município e a segurança da população. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informa que, dentre as funções da Pasta está o plantio de novas árvores. Somente em 2024 (janeiro e fevereiro), já foram realizados mais de 2.100 plantios.”