A Polícia Civil deu mais um duro golpe em traficantes que agem em Bragança Paulista e região e na noite de quinta-feira (21), apreendeu mais de 11 kg de drogas, em sua maioria cocaína, no Araras dos Pereira, zona rural da cidade. Um homem, velho conhecido nos meios policiais foi preso e outro conseguiu fugir. A ação foi orquestrada pela Equipe Lince 207 da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE – Divisão Especializada de Investigações Criminais – DEIC de Campinas, sob a batuta do delegado Dr. Fernando Santos Sanches, em continuidade às investigações de tráfico de drogas em Bragança Paulista e região e também em Campinas. Em agosto a mesma equipe estourou uma “casa bomba” no Julieta Cristina retirou mais de 60 kg de drogas das ruas e prendeu um homem – velho conhecido nos meios policiais.
Durante incessante trabalho de campo e inteligência para identificar os marginais responsáveis pelo abastecimento de drogas na região, a equipe Lince 207, recebeu informações de que na noite de quinta-feira (21), um ponto de tráfico em Bragança Paulista seria abastecido com drogas e que seriam entregues por um traficante da cidade de São Paulo a bordo de um carro prata. Com essas informações as equipes da DISE/DEIC se deslocaram até a Estrada Municipal Arara dos Pereiras, fizeram diligência para identificação do local onde ocorreria a possível negociação e montaram campana, aguardando a ação dos traficantes. Por volta das 20h, os policiais avistaram um veículo prata se aproximando, identificado como um Fiat Idea, prata, placas de São Paulo, FFG8905. Dentro dele os tiras notaram apenas o condutor, que parou o veículo assim que encontrou seu comprador que estava parado na beira da estrada. À distância, os investigadores viram quando o rapaz que estava a pé entregou algo ao motorista e recebeu um embrulho em troca. Certos de que a negociação de drogas foi concretizada, os tiras montaram um cerco e iniciaram a ação para a abordagem. Assim que se identificaram como policiais ambos os marginais saíram correndo, sendo que o condutor do Fiat Idea, acelerou o veículo contra os policiais que estavam uniformizados, colidindo contra duas viaturas que estavam com os giroflex ligados. Com a violenta investida, o marginal conseguiu se esquivar do cerco e sair em fuga, sendo acompanhado pelas viaturas. Após alguns quilômetros, em determinado ponto da estrada, em um lugar ermo, ele parou o veículo e saiu correndo em meio ao matagal, conseguindo fugir. A equipe realizou buscas pelo local, mas não encontrou o traficante. Ao vistoriar o veículo abandonado pelo marginal os tiras sentiram um forte odor de entorpecentes e encontram um compartimento secreto no painel contendo 9.800 papelotes de cocaína, pesando 10,300 kg.
Simultaneamente, o outro indivíduo que estava a pé tentou dispensar o embrulho que recebeu do condutor do Idea e investiu fisicamente contra a equipe policial, precisando ser contido e algemado. Ele foi identificado como Ítalo J. P. J., de 30 anos, velho conhecido nos meios policiais por seu envolvimento com o tráfico de drogas. Inclusive ele foi preso pela DIG de Bragança Paulista em 2021, durante a Operação Fronteiras, quando foi flagrado com 1,989kg de drogas. Ao recolher o embrulho dispensado, os policiais encontraram 100 porções de cocaína, pesando 120 gramas.
Os tiras ainda tinham a informação de que Ítalo alugava um quarto em uma chácara próxima ao local de sua prisão. Eles foram até lá e, com autorização da proprietária da casa, realizaram vistoria no quarto do traficante onde encontraram 234 papelotes de cocaína pesando 210 gramas, mais um saco contendo 25 gramas da mesma substância e uma pedra bruta de crack contendo 30 gramas. As porções de cocaína apreendidas com Ítalo são idênticas às apreendidas no Fiat Idea. Também foram apreendidas três balanças de precisão e 1.239 selos usados para identificar as porções de drogas. No lado de fora, foi encontrada uma motocicleta Honda Falcon de placa local, DPW9030 pertencente à Ítalo e que foi devidamente apreendida.
Ítalo foi levado à sede da 2ª DISE/DEIC, onde em depoimento ao delegado Dr. Fernando Santos Sanches, se manteve em silêncio, sendo então autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Cadeia Pública de Piracaia, onde permaneceu a disposição da justiça.