Os diversos institutos iniciaram em agosto a divulgação de seus estudos sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras, em especial aquelas com mais de 50 mil habitantes, considerando-se os dados do IBGE de 2022. E mais um levantamento nacional coloca Bragança entre as cidades com excelentes resultados.
Na segunda-feira (4), Bragança se destacou na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, alcançando resultados expressivos em seis indicadores analisados.
O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.
A edição 2023 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades, considerando os seguintes eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, empreendedorismo, segurança, governança e energia.
Bragança – Dos 11 pilares analisados, Bragança aparece na lista dos 100 principais municípios em seis deles: no 39º lugar (nota 4,969) em Meio Ambiente; 72º lugar (nota 6,356) em Economia; em 80º lugar (nota 4,376) em Saúde, na 51ª posição (nota 3,533) em Segurança e 96º lugar (nota 5,350) em Educação. O estudo divulga somente as 100 melhores cidades em cada um dos indicadores.
Segundo os autores do estudo, o ranking ajuda a balizar as metas do governo municipal e os demais objetivos. “Sabemos que não existe cidade pronta, mas os rankings ajudam a aperfeiçoar as políticas públicas”, diz a nota.
Responsável pelo ranking, a Urban Systems destaca que os resultados apontam a necessidade de gestores públicos e aqueles envolvidos no planejar das cidades, em avaliar e diagnosticar cada município, tendo em mente o conceito de conexão entre os eixos, permitindo pensar uma maior integração nas ações de desenvolvimento, além de aprofundar o número de indicadores avaliados, não apenas de forma comparativa, mas também evolutiva.