A Secretaria municipal de Educação, informou que no período de fevereiro a junho deste ano, o Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA), que atende crianças com deficiência, registrou um total de 711 faltas em consultas.
Segundo a Pasta, essas ausências podem ter impactos significativos no progresso e no desenvolvimento das crianças, ressaltando a importância de uma participação regular para garantir o suporte necessário a elas.
Para as consultas de fonoaudiologia, dos 1.792 agendamentos, 261 crianças faltaram. Nas consultas com a psicóloga, foram 1.996 agendamentos e 270 ausentes. Com a psicopedagoga, foram 602 agendamentos e 152 crianças ausentes e, para as consultas odontológicas, dos 100 agendados, 28 alunos não compareceram.
A Secretaria Municipal de Educação orienta que é fundamental que os responsáveis compreendam a relevância das consultas e busquem manter um compromisso consistente, e com isso garantir os benefícios desse recurso de apoio.
O NAA é uma unidade que oferece atendimento especializado para alunos da rede municipal de ensino na educação infantil e ensino fundamental, que possuem deficiências, transtornos e dificuldades de aprendizagem. O núcleo é composto por quatro frentes de trabalho divididas em equipes de técnica de inclusão, multidisciplinar, pedagógica e administrativa.
O trabalho tem como objetivo valorizar a família e o aluno, respeitando seus limites, proporcionando a acessibilidade e equidade necessárias, bem como a permanência no ambiente escolar com uma educação de qualidade.
O Núcleo de Apoio à Aprendizagem fica localizado na rua Dr. Zeferino Alves do Amaral, s/n – Jardim Dr. Júlio de Mesquita Filho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4035-0473.