Jonathan Alberti
Dos mesmos criadores de “chupa cabra” vem aí os “chupa obras”
A corrida eleitoral começou e de forma desesperada e digamos que até desleal. Em minhas andanças pela cidade e no acompanhamento digital dos nobres vereadores, vi e ouvi coisas que demonstram o desespero de quem está há dois anos no cargo e não emplacou, ou simplesmente não entende o que é ser legislador. Uma obra simples, de reparo em uma calçada, apareceu pelo menos cinco, com vídeos ou visita a moradores falando que a obra era pedido deles. Claro que eles podem até ter feito uma indicação, mas não significa que a obra foi feita exclusivamente por isso, até porque qualquer cidadão pode fazer a tal indicação. Além disso, temos quatro zeladores apenas na área urbana que tem total autonomia dadas pelo prefeito Amauri Sodré, de realizar reparos em qualquer lugar que acharem necessário, sem precisar de uma indicação da vereança. Então, não caia nas falácias desesperadas de quem busca apenas votos para a corrida eleitoral do ano que vem, porque quem define serviços de manutenção é o prefeito Amauri, o secretário Jorge Tosta e os zeladores regionais. Tudo dito além disso, é falácia.
Vereador legisla e fiscaliza
Alguns dos vereadores precisam aprender a função e entender que o cargo é para legislar, ou seja formular e estabelecer leis, além de fiscalizar o poder executivo, com gastos, licitações e até em obras. Os vereadores também podem indicar melhorias em bairros e serviços, mas não podem dedicar o cargo exclusivamente para isso, ou apenas para nomear ruas e praças públicas, como muitos têm feito. Abrir mão de legislar e fiscalizar é trair o eleitor que o colocou no cargo, acreditando nas propostas e projetos. Então, nobres, acordem, estudem e trabalhem para a melhoria das leis da cidade. Infelizmente, salvo alguns vereadores como Miguel Lopes, Gi, Marcolino, Quique Brown, Rita Leme e mais um ou outro, esta é uma das piores e mais despreparadas formações da Câmara Municipal.
Polícia tá a mil!
As Forças de Segurança estão voando no combate à criminalidade. São diversas ações diárias desempenhadas pelas Polícias Militar e Civil e Guarda Civil Municipal. Apenas as ações realizadas pela divisão DIG/DISE apreenderam mais de 100 kg de drogas, isso sem contar os casos de roubos, furtos, estelionato entre outros esclarecidos pela DIG e CPJ. Somado a isso temos as ações da Polícia Militar, que retornou com as equipes de Força Tática fazendo diversos flagrantes, além das equipes da 1ª Companhia PM, com destaque para a equipes Alpha, Beta e Charlie que estão minando o tráfico de drogas em diversos bairros tendo grande importância no combate à criminalidade. A GCM vem realizando um trabalho tão importante quanto ao das outras corporações, com o atendimento de centenas de casos de violência doméstica, além das apreensões de drogas, prisão de traficantes e furtadores. Há tempos não vejo as Forças de Segurança tão ativas como estão. Parabéns aos comandantes Capitão PM Delgado (comandante da 1ª Cia PM), Major PM Viviane e Tenente Coronel PM Sato (subcomandante e comandante do 34º BPM-I respectivamente), Delegado Seccional Dr. Sandro Montanari e ao secretário de Segurança e Defesa Civil Dorival Francisco Bertin.