A coleta de dados para o Censo 2022 continua e os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão em campo durante o mês de fevereiro.
Aqueles que ainda não responderam ao questionário esta será a última oportunidade de exercer seu papel como cidadão, pois a pesquisa não será prorrogada novamente.
Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.
Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.
Vale ressaltar ainda que a população do município é usada como base para repasses de recursos federais aos municípios. Se a população não é a correta, o município pode receber menos verbas do que tem direito.
Disque Censo – Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu à pesquisa devem ligar para o Disque-Censo 137.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30.