Jonathan Alberti
Mais uma vitória para Zona Norte
A construção do Centro Bragantino de Tradições Nordestinas é mais uma grande vitória da Zona Norte da cidade. Isso porque, a região, que é vista por muitos como mais carente do município, vai se fortalecendo com grandes obras, centros de especializações, indústrias, faculdade, mercado municipal, escolas e áreas de lazer. Esse fortalecimento se deve, exclusivamente, a atual administração municipal, em especial ao saudoso prefeito Jesus Chedid, que via muito potencial na região. O legado, o pensamento e os planos do prefeito Jesus Chedid para a região são continuados pelo prefeito Professor Amauri Sodré, que segue com diversos investimentos na Zona Norte. Também se deve muito ao deputado estadual Edmir Chedid, que comprou a proposta de seu pai, Jesus Chedid, e do prefeito Professor Amauri e segue munindo a cidade com recursos para as mais diversas obras, dentre elas as mais importantes da Zona Norte. São pessoas engajadas para tirar de vez o estereótipo de “periferia” ou de “região carente” de uma das áreas com mais potencial de crescimento e desenvolvimento da cidade e dar condições e qualidade de vida à população.
Capacitação é a chave
Em entrevista, o deputado Edmir Chedid, destacou a importância da capacitação profissional em toda a cidade. Ele enalteceu a região Norte, que hoje conta com o, recém-inaugurado, Centro de Capacitação e Treinamento Wanda Lonza Del Roio, o maior da cidade, conta com 11 salas e diversos cursos de capacitação profissional, além das atividades já ofertadas pelas unidades do CRAS da região. Agora, com a construção do Mercado Amílcar Donato Barletta, que deve iniciar as atividades em breve, e do Centro Bragantino de Tradições Nordestinas, a região terá mais dois pontos que ofertarão capacitações específicas em artesanato, culinária entre outras áreas. Com toda essa gama, a Administração Municipal, demonstra que a capacitação é uma das chaves para a melhoria da qualidade de vida da população, que após a conclusão dos cursos, está apta a ser inserida no mercado de trabalho, seja em empresas, seja como autônomo.
Mais capacitação
Como capacitação é a chave, a prefeitura estuda a possibilidade de construir mais um centro de formação profissional, desta vez na região do Parque dos Estados/Fraternidade. O local deve seguir os moldes do Centro de Capacitação e Treinamento Wanda Lonza Del Roio e aumentar ainda mais a gama de ofertas na cidade. Se os planos se concretizarem, o deputado Edmir Chedid, deve entrar em ação novamente e ir ao governo do Estado buscar verba para a nova empreitada.
Críticos sem noção
Tem muita gente, em especial alguns membros da imprensa, que criticam as ações da administração municipal sem o mínimo bom senso. Exemplo são as fatalidades ocorridas pelo grande volume de chuvas e causou estragos em vários pontos da cidade. O mínimo a se entender é que com um volume tão grande de água, é normal que formem buracos em asfalto, que construções irregulares em área de risco desmoronem e até que vias, como a Imigrantes, sofram danos como os ocorridos. Cabe críticas? Sim, mas, contidas dentro da realidade e da verdade. Agora, não cabem críticas que tenham como único intuito denegrir a imagem da administração municipal que recuperou a cidade após desastrosas gestões. Acho que esses críticos têm saudades do ex-prefeito que caiu de paraquedas no gabinete e deixou a cidade um lixo, com buracos de estimação, roças de milho pelas principais vias da cidade e obras milionárias pagas e abandonadas, como a creche do São Miguel.