ÚLTIMO TANGO
Em um jogo inesquecível, talvez o mais emocionante de todas as finais de Copa do Mundo, a Argentina resistiu à genialidade de M’bappé e conquistou o tão sonhado tricampeonato. E coube a um gênio ainda mais espetacular, Lionel Messi, dançar o último tango, após a decisão por pênaltis. Qualquer das duas seleções que ficasse com o título teria sido justo. Mas pelo que fez durante toda a competição, Messi merecia a conquista.
MUITO MAIS
O jogo, em todas as suas minúcias e nuances, deixou um recado claro, principalmente à seleção brasileira: é preciso espírito de vencedor para se ganhar uma Copa; é preciso doação plena e desempenhar múltiplas funções dentro de campo. E, não menos importante, um técnico que tenha coragem de mudar o time conforme o adversário e a forma de jogar. O Brasil não mostrou nenhum desses ingredientes e, por isso, voltou mais cedo para casa.
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Até que a CBF consiga contratar um novo treinador para a seleção, muito blá-blá-blá e um festival interminável de besteiras vão permear as redes sociais e a mídia esportiva. Palpiteiros citam os mais difusos nomes, que vão de Fernando Diniz, Dorival Júnior e Cuca, até Guardiola, Carlo Ancelotti e Abel Ferreira. Para uma seleção que está há 24 anos sem conquistar a Copa, trabalho que pode acabar com a carreira de treinadores.
MERCADO
Finda a Copa, Argentina campeã, M’bappé artilheiro, Messi o melhor do torneio e o Brasil um fiasco, as atenções agora se voltam para o mercado da bola, o que também significa especulações de toda natureza.
ATACANTE
Segundo a imprensa esportiva, o Bragantino teria feito uma oferta de R$ 26 milhões ao Palmeiras, para contar com o jogador Wesley na próxima temporada. Mas o negócio não animou o Palmeiras, pois o Massa Bruta, com essa quantia, ficaria com 100% dos direitos do jogador. O Cruzeiro, também no circuito, ofereceu R$ 15 milhões, mas por 50% do passe. Deve levar.
ZAGUEIRO
Em 2020 o Bragantino estava disposto a desembolsar uma pequena fortuna para adquirir o zagueiro Walce, do São Paulo, que completa 24 anos em fevereiro próximo. Antes que o tricolor pudesse abrir negociação, o jogador se contundiu seriamente e somente agora voltou a treinar com bola. E está disponível no mercado, já que não faz parte dos planos de Rogério Ceni. Resta agora, saber se o Bragantino ainda mantém o mesmo interesse, ainda que para trazer o zagueiro por empréstimo.
PAUTEIRO
A falta de um bom pauteiro resulta em reportagens sem qualquer interesse, que na mídia é praxe dizer ‘perfumaria’. O GE publicou duas no decorrer da semana passada. Na primeira, desenterraram um treinador sem nenhuma importância não só no futebol de modo geral, mas também para o Bragantino: Dusan Draskovic, que passou pelo então alvinegro em 1994. Ninguém conhece, ninguém se lembra. E já perto do final de semana, fez um ‘exaustivo trabalho de pesquisa’, uma espécie de dicionário para entender os termos que possivelmente o novo técnico, Pedro Caixinha, poderá utilizar com os jogadores e a imprensa. E tem gente que ainda leva a sério.
RANKING
A Conmebol divulgou o seu ranking de clubes no apagar das luzes de 2022. O River Plate da Argentina é quem lidera, seguido por Palmeiras e Flamengo. Entre os dez primeiros, ainda aparecem os brasileiros Grêmio, Athletico Paranaense, São Paulo e Santos. O outro grande paulista, o Corinthians, está apenas na 24ª colocação. O Bragantino, por sua vez, ocupa a 45ª posição. Esse ranking vai ser utilizado para definir os potes para os sorteios da Libertadores e Sul-Americana 2023.
DIA 4
A equipe Sub-20 do Massa Bruta entra em campo no próximo dia 4, pela Copa São Paulo de Futebol Jr., para a primeira rodada da competição. Vai enfrentar o Lemense, jogo que acontece em Leme.
JOGÃO
A final do Campeonato Amador Série B, no sábado (17), foi um jogão. Teve emoção durante os 90 minutos. O Penha começou de forma avassaladora e rapidamente construiu o placar de 4 x 0. Aí o Bandeirantes acordou e ao final da primeira etapa descontou duas vezes. Na volta, assinalou o terceiro gol e o jogo ganhou contornos dramáticos até o apito final do árbitro. Vitória do Penha por 4 x 3 e ambos na Série B no ano que vem. A Liga Bragantina de Futebol merece os elogios pela temporada que realizou.