A ARTESP (Agência de Transporte de São Paulo), responsável pelo gerenciamento do Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros no Estado de São Paulo, fiscalizou, ao longo do mês de outubro, ônibus, vans e micro-ônibus responsáveis pela prestação desse serviço, para verificar a qualidade das viagens oferecidas aos usuários e garantir a segurança e conforto dos passageiros.
As operações das equipes da Agência Reguladora ocorreram em 106 municípios, entre eles Bragança Paulista, e no total, vistoriaram 1.099 veículos. As ações resultaram em 309 autuações, 88 notificações, 39 remoções de veículos ao pátio e 22 retenções.
Os principais motivos de autuação foram: suspensão de linha sem autorização; linha operando com menos de 50% dos horários previstos; falta ou defeito em equipamento obrigatório; atraso na realização de viagem por culpa da transportadora; transporte de passageiros sem autorização; empresa cadastrada para o serviço de fretamento realizando venda individual de passagens.
“Nosso objetivo durante as ações é fiscalizar itens de segurança, documentação, e o cumprimento dos horários de partidas, entre outros itens, visando assegurar os direitos dos passageiros que utilizam o transporte rodoviário. Dessa forma, conseguimos garantir a segurança e o conforto durante as viagens intermunicipais” afirma Reonaldo Raitz Leandro, Superintendente da Área de Fiscalização da Diretoria de Procedimentos e Logística (DPL) da ARTESP.
As operações foram realizadas nos seguintes municípios da região: Amparo, Atibaia, Socorro, Pinhalzinho, Nazaré Paulista, Monte Alegre do Sul e Joanópolis.