A Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em informação divulgada esta semana, relata que o aumento médio nos preços dos ovos de chocolate e produtos relacionados com a Páscoa (bombons, mini ovos, coelhos e barras) foi de 14% Já as colombas ficaram 5% mais caras que em 2024.
Mesmo assim, o setor projeta aumento entre 8% e 12% no consumo durante o período da Páscoa, mesmo diante de um cenário marcado por alta de preços nos principais produtos típicos, que registram, em média, elevação de 12,5% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é sustentado por uma combinação de fatores econômicos e estratégias comerciais adotadas pelo varejo.
Entre os principais fatores dessa expansão, destacam-se a recuperação do mercado de trabalho – com avanço dos índices de emprego formal – e o aumento da renda média das famílias.
Para enfrentar o desafio imposto pelos preços mais elevados, no entanto, o varejo aposta em promoções para o período e em marcas próprias.
Na pesquisa realizada, foram encontrados produtos cujos valores por quilo variavam de R$ 176,80 a R$ 487,90, destacando que os itens atrelados a personagens apresentaram tendência de preços mais elevados.
“Apesar da pressão inflacionária observada nos itens sazonais, o cenário aponta para uma Páscoa de consumo aquecido. O equilíbrio entre renda disponível e ações comerciais bem estruturadas deve garantir o bom desempenho do período, reafirmando a data como uma das mais relevantes para o consumo das famílias”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.