Com o objetivo de levar mais qualidade de vida aos pacientes, nos casos indicados o procedimento pode substituir a cirurgia oncológica, destruindo o tumor sem a necessidade de cortes.
Recentemente o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) realizou, pela primeira vez, uma “ablação percutânea de tumor por microondas”, intervenção minimamente invasiva, utilizada para o tratamento de tipos selecionados de tumores. O procedimento, considerado inovador, ocorreu no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital e representa mais uma alternativa no tratamento do câncer em Bragança Paulista.
A terapia foi realizada pelos médicos radiologistas especializados em Radiologia Intervencionista Dr. Bruno Bordone de Siqueira, responsável pelo CDI, e pelo Dr. Thiago Queiroz, que atua em Sorocaba-SP. O paciente do sexo masculino realizou a radioablação de nódulo neoplásico no rim esquerdo e o procedimento transcorreu sem quaisquer complicações, tendo o paciente recebido alta no mesmo dia.
Por meio da inserção de uma sonda da espessura de uma agulha, sob anestesia geral, o procedimento aquece de
forma precisa o tumor e “queima” a área afetada com microondas, sem a necessidade de cortes. A intervenção, que é guiada por imagens (ultrassonografia e tomografia), tem a mesma eficácia do procedimento cirúrgico para os casos indicados, e é amplamente utilizada para neoplasias hepáticas, renais e pulmonares nos serviços de vanguarda, quando o caso permite.
“Estamos confiantes de que a radioablação ajudará muito no tratamento de neoplasias primárias e metastáticas e ficamos muito satisfeitos de trazer para Bragança Paulista mais esta opção para o tratamento oncológico”, enfatizou Dr. Bruno.