O município realizará a 7ª Conferência Municipal da Cidade, com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A conferência irá acontecer em 30 de abril, aberta a toda população e integra uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades e a 7ª Conferência Estadual das Cidades de São Paulo.
A conferência municipal tem como objetivo o debate democrático e definição de política públicas que atendam as necessidades da cidade, melhorando a qualidade de vida, desenvolvimento urbano e seja uma ponte de comunicação entre o poder público e a sociedade civil. No evento serão debatidos cinco eixos temáticos, sendo eles: Urbanismo e Habitação: Moradia Digna; Equidade e Justiça Socioterritorial; Espaços Públicos Inclusivos; Infraestrutura e Mobilidade: Serviços públicos de Transporte de Qualidade; Mobilidade Sustentável; Redes e sistemas viários; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas: Saneamento Ambiental – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana; Desenvolvimento Econômico com Justiça Socioambiental; Áreas Verdes e Áreas Protegidas; Cidades Inteligentes: Transformação Digital; Plataforma Colaborativa; Sistemas de Monitoramento; e Governança e Participação Social: Projetos integrados; Instrumento de Planejamento Local e Regional. Serão definidas cinco propostas prioritárias de cada eixo para serem levadas à Conferência Estadual e haverá a eleição dos 13 delegados para participar da Conferência Estadual.
Nos próximos dias a prefeitura deve divulgar um chamamento público para a escolha da comissão organizadora, que será formada por sete membros do poder público, e dez representantes da sociedade civil. A comissão deve ter gestores, administradores públicos e legislativos, movimentos populares, classe trabalhadora por meio de sindicato, empresários que financiam o desenvolvimento urbano, entidades acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e organizações da sociedade com atuação também na área de desenvolvimento urbano.
A comissão deverá definir regimento interno, além dos critérios para eleger representantes para a Conferência Estadual e outras ações relacionadas à comissão.