Desde segunda-feira, 3, os boletos podem ser pagos através de outros meios além do tradicional código de barras, como via PIX, após a decisão ser aprovada pelo Banco Central no final de 2024.
A partir de agora, os boletos podem ter um QR Code destinado ao pagamento via Pix, sendo necessário apenas utilizar da câmera do celular e concluir a transação. A modernização tem como benefício a quitação instantânea da conta, sem necessidade de aguardar dias uteis para ser compensada.
Boleto dinâmico – O possível novo boleto de cobrança permitirá a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e é necessário trocar o nome. O sistema deve trazer mais segurança aos pagamentos de dívidas, dando a certeza ao credor e pagador de que o pagamento será destinado ao legítimo detentor do direito.
O boleto será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central, e deve ser adotado em até seis meses após aprovado o sistema de escrituração ou de registro.