Secretaria de Saúde da Prefeitura de Amparo atualizou os números da Dengue, na manhã de sexta-feira, 17, e de acordo com o boletim epidemiológico o município conta com 254 notificações e 206 casos positivos confirmados.
Na primeira semana do ano, foram 25 casos, e nas últimas duas foram confirmados 90 e 91 casos e investiga 3 óbitos na cidade.
As ações continuam no enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue. A Prefeitura de Amparo realizou serviços de Cata-Bagulho nas regiões do Santa Maria; São Dimas; Jd.Europa; Silvestre 4, 2 e 1, Jardim das Orquídeas, Centro e Jardim Primavera, totalizando 8 caminhões cheios, com 80 metros cúbicos de volumosos.
Também aconteceram ações de higienização dos 70 dos 140 containers de lixo espalhados pela cidade. A ação consiste em tirar água parada e possíveis larvas que estavam no fundo.
Além dessas ações, a prefeitura de Amparo informou outras medidas para a situação, com ações integradas entre as secretarias, incluindo a contratação de novos agentes de saúde e a implementação de um serviço de monitoramento telefônico para acompanhar casos domiciliares.
A Santa Casa e as Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para o atendimento da população, e os agentes sanitários seguirão um protocolo de vistoria com identificação por crachá com QR Code, permitindo que os moradores confirmem a identidade dos profissionais.
A administração também notificará proprietários de terrenos em condições irregulares, que serão multados caso não realizem a limpeza necessária. Uma campanha de conscientização será promovida para alertar sobre a seriedade da doença e a importância das ações preventivas.
Para informar ao público sobre a situação, a prefeitura colocou no site www.amparo.sp.gov.br, uma ferramenta onde o munícipe pode acompanhar os números de casos, as ações, tirar dúvidas e fazer denúncias.