No sábado, 18, acontece a Conferência Livre e Intermunicipal de Meio Ambiente (CLIMA), coordenada por 11 instituições da sociedade civil dos municípios de Atibaia, Joanópolis, Nazaré Paulista, Piracaia e Bragança Paulista, para elaboração de propostas e eleger delegados para a conferência estadual, prevista para março.
De acordo com as diretrizes do programa Brasil Participativo, as decisões tomadas nessa etapa regional serão encaminhadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que ocorrerá em Brasília, em maio de 2025.
As instituições reconhecem o impacto de meio milhão de habitantes da região na luta contra a crise climática. O evento, além de promover a participação popular, discute e desenvolve soluções regionais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, com base em cinco eixos principais: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.
O eixo de mitigação foca em estratégias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como no uso de combustíveis, energia, resíduos, reflorestamento e prevenção de incêndios. O eixo de adaptação e preparação para desastres visa discutir políticas de avaliação de riscos e como enfrentar eventos climáticos extremos, como calor, secas, alagamentos e deslizamentos. Já o eixo de justiça climática tem como objetivo combater as desigualdades ampliadas pelas mudanças climáticas, com foco em grupos vulneráveis. O eixo de transformação ecológica propõe a descarbonização da economia, buscando uma economia regenerativa, agricultura diversificada e novos modelos produtivos. Por fim, o eixo de governança e educação ambiental visa fortalecer a mobilização da sociedade civil para a construção de um futuro mais sustentável.
A conferência será das 8h30 às 17h30, no UNIFAAT – Centro Universitário, localizado na Estrada Municipal Juca Sanchez, 1050, Boa Vista, Atibaia. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site: bit.ly/CLIMARB.