” O melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem”. ( Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá )
A NOVA CÂMARA
Os nove vereadores eleitos pela primeira vez, dos 19 eleitos para a Câmara Municipal, podem injetar novo ânimo na Casa com propostas inovadoras que possam aproximar a população às atividades dos vereadores e da própria Casa. Pelo menos foi o que senti do vereador J. Malon indicado pelo prefeito Edmir Chedid para ser seu líder e eleito presidente da mais importante das comissões permanentes – a Comissão de Justiça e Redação.
J. Malon está conversando com o presidente Sebastião Garcia do Amaral – Tião do Fórum – sobre algumas possibilidades para reestruturar pontos necessários ao atendimento ao público, aos vereadores e a imprensa.
AMPLIAÇÃO
Com a mudança da Biblioteca para o Centro Cultural, vagou o espaço do prédio que pode ser utilizado e também a parte onde funciona atualmente a Secretaria de Saúde que deve ser transferida para outro local. Esse foi o exemplo dado pelo J. Malon nas conversas que vem tendo com Tião do Fórum e com o prefeito Edmir .
ANIMADO
Ontem encontrei com o vereador licenciado Cel. Américo nos corredores da prefeitura que acaba de ser nomeado Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, muito animado par trabalhar. Já estava paramentado com o colete da Defesa Civil para acompanhar uma ocorrência. No seu lugar na Câmara assumiu o primeiro suplente do PL, Ismael Brasilino que foi vereador na legislatura 2020/2024. Boa sorte a ambos!
PROTRAGONISMO
A Câmara Municipal talvez, tenha a raríssima oportunidade, de se tornar ao lado do Executivo, protagonista da história e das transformações que Bragança precisa e também a própria Casa, para legislar de forma harmônica com a vontade popular, representada pelos 19 vereadores, pelo prefeito e vice, e por que não, com a participação direta da comunidade nas sessões.
Isso será possível por completo se o ódio e o inconformismo desembarcarem da cabeça de dois ou três vereadores. Se não, ficarão fora da história da evolução mas registrados como ratos de porão integrantes da necropolítica.
10 DIAS É MUITO POUCO
Os arautos do caos, há 10 dias da posse do prefeito Edmir Chedid, da vice Gi Borboleta e dos 19 vereadores, não perdem tempo para usar até a “rádio peão” para maldizer mandatos que mal começaram. Os vereadores nem sentaram na cadeira ainda, salvo para formar as comissões permanentes, pois o início do ano legislativo é 4 de fevereiro.
E o prefeito e a vice ainda estão absorvendo os estudos e o levantamento da comissão de transição coordenada por Victor Hugo Chedid e preparando as providencias que serão tomadas cada uma a seu tempo. Nesse momento a rádio peão pratica a necropolitica que, como o peixe e mosquito, podem morrer pela boca.
ZELADORIAS
As 7 zeladorias criadas pelo prefeito Jesus Chedid, acatando sugestão do então deputado Edmir Chedid que, hoje prefeito, deve tê-las como meninas dos olhos de sua administração, estão sendo também objeto de estudo por parte do Executivo para retornar a qualidade dos serviços praticados quando foram implantadas.
Começou organizada e operando com muita eficiência na manutenção da cidade e zona rural e, nos últimos três anos, um “ espírito santo e várias bocas malditas” que não foi o ex-prefeito Amauri, trataram de desorganizar e as zeladorias começaram perder trabalhadores, caminhões ,maquinas e ferramentas que eram escaladas pela Secretaria de Serviços, e dar conta das empreitadas. Tem situações que o fogo amigo destrói mais que a necropolítica e, como disse acima, peixe e mosquito morrem pela boca !
BOCA NO TROMBONE
Uma coluna que criei em 1975 na Rádio Bragança AM, no programa Objetivo dirigido e apresentado por este jornalista , baseada no homônimo da Rádio Bandeirantes de São Paulo e apresentado pelo saudoso radialista Vicente Leporace, criador da marca, com devida anuência do Leporace, chamada Boca no Trombone ,fez muito sucesso na época dos prefeitos José de Lima e Alberto Diniz, a partir da metade da década de 70 . Com a criação do jornal Folha de Bragança em 1976, sabidamente de propriedade do então prefeito José de Lima, fui contratado como repórter e redator e a coluna começou a ser publicado no jornal também. Na época a coluna também causou muito na esfera política provocando situações que evitaram tragédias administrativas na prefeitura, Câmara, Clero, Polícia.
A partir da próxima vamos editar um tópico dedicado a Boca no Trombone sempre com pautas investigativas e de denúncias.
ECONOMIA
O governo Lula, pelo terceiro ano consecutivo não conseguiu cravar a meta da inflação de 4,50%. Em 2022, foi de 5,79% em 2023,4,77 e 2024 ,4,71.
Como disse o Barão de Mauá, pai da revolução industrial no Brasil, na sua frase que virou referência para a indústria, para a economia e política, é só o governo não atrapalhar que o Brasil funciona. 2025 já está sendo difícil para todos, e ficará pior se o governo não parar de atrapalhar e amenizar a fome, a sede da Receita Federal e dos leões que habitam Brasília e o PT perdulário.
Aliás recomendo a leitura da biografia do Barão de Mauá ,cujo rico conteúdo escancara a podridão da economia, da política e da época do século 18, no final do Império, e assista o documentário sobre ele que está na Internet .
O Barão morreu de diabetes aos 76 anos em Petrópoles, no dia 21 de outubro de 1889, 25 dias antes da queda do Império e da Proclamação da República.
REFLEXÃO : Salmo 23 : 1-6
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.