“Mude o foco e mudará a direção;
Mude os pensamentos e mudará o comportamento;
Mude o rumo e mudará os resultados.
As coisas só mudam para quem MUDA! (Mulheres Resilientes)
MAIS MESMO DO MESMO
O tempo passa, e nada muda. A cada eleição, a Câmara Municipal vai perdendo brilho por ação de vereadores da oposição que insistem no mesmo discurso predatório. Não se conformam com nada. Por exemplo: a eleição de presidente da Mesa Diretora da Câmara disputada entre o mineiro Sebastião Garcia do Amaral (União Brasil) e o atibaiense Luiz Henrique Camargo Duarte (PV). Sebastião pertence ao grupo Chedid que elegeu 13 dos 19 vereadores. Luiz é da oposição que elegeu 6.
Obviamente na disputa entre os dois, Sebastião venceu de goleada: 13×6. A goleada deve ter irritado a oposição que fingiu que não sabia que ia perder. Mas o LHCD não perdeu a oportunidade de expelir pela boca o discurso “copia e cola” de todas as ocasiões quando o clima do plenário não lhe favorece. Tenho pena de quem faz a ata da sessão. A pessoa tem que receber adicional por insalubridade. Tudo sempre igual. E assim será por mais 4 anos. Pelo amor!
QUEBROU AS PERNAS
O prefeito Edmir Chedid “quebrou as pernas” do LHCD que, por ser o vereador mais votado, presidia a sessão de posse. Ao fim da sessão, o prefeito se dirigiu ao microfone da presidência e disse ao LHCD “Aquele seu projeto dos emaranhados de fios da Energisa, que está engavetado há muito tempo e vou regulamentar e executar”.
Era tudo que o vereador não queria ouvir do prefeito. Para quem não sabe o vereador sempre criticou pesadamente o grupo Chedid e o prefeito quando era deputado.
Depois do anúncio o vereador abaixou a cabeça e fez “cara de migué”.
UNIDOS SEMPRE
Os irmãos Elmir Kalil e Edmir Chedid, como dizia sempre Jesus o pai, gêmeos univitelinos, participaram das duas posses. A tarde o prefeito de Bragança Edmir, compareceu na posse do prefeito Elmir Kalil, em Serra Negra. A noite Elmir Kalil veio a Bragança para prestigiar o irmão. No discurso em Bragança ambos se declararam sempre unidos pelas respectivas cidades e região. O prefeito Elmir adiantou que vai liderar movimento entre os prefeitos das cidades Estância para eleger o prefeito Edmir, presidente da APRECESP –Associação dos Prefeitos das Cidades Estancias do Estado de São Paulo, entidade que possui forte apelo político junto aos governos estadual e federal.
PULE DE DEZ
A presença constante do Marquinho Chedid, presidente de honra do Bragantino em solenidades das mais diversas envolvendo o Bragantino, a Prefeitura e a política podem não sinalizar nada, se olharmos para ele somente como membro da família Chedid, desportista e presidente de honra do Braga.
Mas um olhar mais apurado e atenção a detalhes dos seus discursos, ele já reincorporou a sua nomenclatura protocolar as palavras ex-deputado federal. Posso até estar equivocado, arriscar um palpite não faz mal a ninguém. Isso Pode ser sinal de uma dobradinha eleitoral em formação para 2026, ou seja, Vitor Hugo Chedid para estadual e Marquinho Chedid para federal.
Se assim for será pule de dez.
(Para quem não sabe, pule de dez, é um bilhete no turfe, do cavalo favorito e superior para vencer a corrida)
SINCERÃO
O prefeito Edmir em discurso no Centro Cultural Jesus Chedid, não poupou sinceridade. Foi bem sincerão ao dizer que seis meses antes da eleição havia dito a colaboradores e a seu staff, que a candidatura de José de Lima iria dificultar muito a campanha e o resultado seria apertado. A diferença foi de 3.413 votos (44.263 x 40.850).
Particularmente, acho que votação apertada seria tipo 92 votos como foi a vitória de Nicola Cortez em 1988 contra Jesus Chedid que foi candidato pela primeira vez em Bragança.
Agora, 3.413 votos é muita diferença numa eleição, quando dois gigantes da política se enfrentam.
MAIS SINCERÃO
Também se dirigiu ao ex-prefeito Amauri Sodré dizendo que ele e sua família ficaram chateados por não ser o indicado para disputar a eleição com José de Lima, mas não prosseguiu o discurso, assim como em outras ocasiões no mesmo discurso, iniciou um assunto e quando todos esperavam a conclusão, dizia, melhor parar por aqui…. e parava. Então pode haver (Há) mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar,” como dizia William Shakespeare.
FERRO VELHO
O prefeito não poupou a bandidagem. Criticou o furto dos fios elétricos por três vezes da árvore de Natal do Lago do Taboão e os receptadores que podem ser os ferros velhos clandestinos da cidade. Prometeu fiscalização severa e quem não estiver na Lei vai ser lacrado. Não vai ter tchereretete para ninguém.
VOZ DO ALÉM
Uma voz do além, bem no momento que o prefeito falou dos furtos dos fios, soprou no meu ouvido: Se o prefeito está bravo com isso, ficaria uma fera se soubesse e fosse prefeito, dos três roubos e furtos que aconteceram no almoxarifado da Educação em 2023. Dois foram noticiados, mas o primeiro até hoje não se tem notícia dos computadores e respectivos arquivos furtados na época. Foi tudo abafado. Só esse fato já motiva uma auditoria no setor. Não se teve notícia de sindicância e nem dos resultados das investigações da polícia civil, se houve, é claro!
EMBATES
O líder do governo, vereador J.Malon (PSB) foi o condutor das formações das Comissões Permanentes da Câmara. Por ter 2/3 dos vereadores, 13 dos 19, o grupo Chedid elegerá presidente e vices em três das quatro Comissões. Ficará com a mais importante, a de Justiça, Obras e Saúde. A oposição ficou com a Socio Econômica.
Presume-se que os vereadores da oposição mais experientes que gostam de atear gasolina em debates no plenário, como Miguel Lopes e Luís Henrique Camargo Duarte, terão um contra ponto a altura na defesa do Executivo, que é o J.Malon, juridicamente bem informado sobre tudo da administração municipal e da política também.
Reflexão :SALMOS : 101:1-8
1 Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.
2 Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade.