Plumas, paetês, as mais diversas cores e muito samba no pé. Não falta muito para que milhares de foliões das escolas do Grupo Especial, invadam a passarela Ricardo Bonini no Posto de Monta. As escolas irão mostrar enredos que abarcam desde homenagens aos artesãos, a história do empresário português José Mendonça e uma auto-homenagem.
Já está tudo pronto para os desfiles que começam amanhã, as comunidades das agremiações já estão se organizando, trabalhando e ensaiando em seus bairros e barracões. Neste ano, três escolas de samba levarão seu ‘ziriguidum’ para o Sambódromo. São elas Acadêmicos da Vila, Dragão Imperial, Unidos do Lavapés.
Para compor a alegria deste Carnaval e engrossar o número de foliões a passar pela pista, ainda haverá os desfiles dos Grupos Afoxé, Melhor Idade (Os Imortais da Vila e Realeza Imperial) e Mirim (Herdeiros da Dragão e Vila do Amanhã).
As três escolas que compõe este ano o Carnaval Bragantino trarão temas completamente diferentes para a Avenida. O Unidos do Lavapés, escola mais antiga da cidade e que acaba de completar 62 anos, está se reconstruindo e trará para a avenida o mundo dos artesãos com o Enredo “A arte feito a mão por artistas deste chão, a Lavapés homenageia o artesão”, já a Dragão Imperial exalta seus 40 anos de história com seu enredo “Azul que te quero rosa, 40 anos – Jubileu de Esmeralda. Dá licença que a Família Imperial vai passar! ” e por fim a Acadêmicos da Vila fará uma homenagem ao empresário português José Manuel Pereira Mendonça (Zé Mendonça) fundador do Supermercado Mendonça estabelecido em Bragança Paulista há mais de três décadas anos. Por mais de 30 anos atuando apenas na Zona Norte da cidade e há um ano abriu nova loja no Centro, com o enredo “Da Ilha da Madeira à Morada do Samba”, a azul e branca entrará na avenida em busca de mais um título. A Escola de Samba 9 de julho, não participará do desfile este ano alegando causas financeiras.
Além da programação do tradicional desfile organizado pela LIESB – liga das Escolas de Samba de Bragança Paulista com apoio da Prefeitura Municipal, a secretaria de Cultura e Turismo também preparou mais uma vez shows musicais que serão gratuitos também no Posto de Monta. A programação começou ontem, com Sambô; e hoje será a vez de grupo de pagode Katinguelê também às 22h; domingo (11) à 1 hora da manhã, após os desfiles, o grupo Negritude Jr. e segunda-feira (12), Demônios da Garoa também após os desfiles.
Também estão programados o Carna Praça e Carna Bairro.
PROGRAMAÇÃO – O tradicional desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, Mirins e Melhor Idade acontece do domingo (11) até terça-feira (13), na passarela Chico Zamper, na Av. dos Imigrantes, no bairro do Lavapés. A programação do desfile será: 11/2 – desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, com grupo Afoxé às 20h30; às 21h, apresentação da Corte do Carnaval/LIESB; às 21h30, entra na avenida a Unidos do Lavapés, e em seguida, às 22h30, a Acadêmicos da Vila e às 23h30, a Dragão Imperial.
Na segunda-feira (12) o desfile será do grupo de Melhor Idade e Mirim. A noite começa a apresentação da Corte, à 20h, e em seguida a Vila do Amanhã (Mirim), às 20h30; os Herdeiros da Dragão (Mirim) desfilam às 21h. O grupo de Melhor Idade começam o desfile às 21h30, com Os Imortais da Vila e às 22h, a Realeza Imperial. No último dia, terça-feira (13), desfilam o Grupo Especial. A Unidos do Lavapés entra na avenida às 21h30; A Acadêmicos da Vila, às 22h30 e por último a escola de samba Dragão Imperial, às 23h30.
CarnaPraça – Este ano o “CarnaPraça” acontecerá de 10 a 13 de fevereiro, das 13h às 19h, na Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo. Devido a reforma da praça Raul Leme a Praça da Poesia foi mantida para sediar a folia de Momo. Já o CarnaParque será no domingo de Carnaval (11/02) na Av. Dep. Virgílio de Carvalho Pinto, das 15h às 18h.