O prefeito Prof. Amauri Sodré assinou na quarta-feira (21) o Alvará de Construção de 80 unidades habitacionais do Conjunto Bragança Paulista F-3, na região do Jardim Águas Claras. O conjunto foi aprovado em outubro de 2022 e as obras de construção de infraestrutura básica já começaram.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Cada casa terá 43,92m² de área construída. Os investimentos do Governo do Estado são de R$ 4 milhões.
Na assinatura do documento o prefeito lembrou do trabalho junto com o então prefeito Jesus Chedid, e destacou o empenho do deputado Edmir Chedid para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade.
“Estivemos na Secretaria de Estado da Habitação há alguns meses, junto com o deputado, e reivindicamos moradias para Bragança. Serão atendidas pessoas que moram em áreas de risco e em breve terão moradias dignas. Era um sonho do nosso prefeito Jesus Chedid ver as pessoas receberem suas casas”, assinalou Amauri.
“Bragança Paulista já foi contemplada pelo Vida Longa e agora com mais 80 casas que serão licitadas no próximo mês. Toda a infraestrutura de esgoto e energia elétrica já está pronta, agora vamos licitar a construção das casas. As casas da CDHU têm construção de primeira linha, entregamos com as melhores condições para as famílias morarem”, informou o Gerente da Regional Campinas da CDHU, Fernando Ferreira.
Desde 2017 empreendimentos residenciais, bem como moradias de interesse social foram liberadas e entregues na cidade. A Prefeitura viabilizou nos últimos anos mais de 2,2 mil unidades. Muitas famílias conquistaram o sonho da casa própria, através dos programas Casa Verde Amarela (Antigo Programa Minha Casa, Minha Vida), Casa Paulista, Nossa Casa, Vida Longa e Pró-Moradia, dentre outros.
Hípica Bragança J – Por meio desses programas, a Administração Municipal em 2017 viabilizou a entrega das chaves de 244 apartamentos no Condomínio Residencial Bragança Hípica, financiadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Governo do Estado. Em 2020, foram entregues 168 unidades habitacionais, do Condomínio Residencial Bragança Paulista “J”, no bairro Henedina Cortez, construídas em parceria com a Associação Grupo de Saúde Raios de Sol, com o apoio da Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (Acohab) e da Prefeitura, responsável pela doação de uma área de 14.235 ,09 m², na qual os prédios foram construídos.
Elis Regina e Renato Russo – Também com doação de terreno, a Secretaria Municipal de Habitação liberou a construção de 560 unidades habitacionais de interesse social. O Conjunto Habitacional, denominado Elis Regina e Renato Russo, será edificado no Jardim Águas Claras em uma área de 33.167,51 m² e outra de 32.793,18 m², doadas para a Associação Comunitária de Habitação Popular de Bragança Paulista (ACOHAB), onde a Prefeitura poderá indicar inicialmente mais de 80 famílias para serem avaliadas pela instituição financeira, podendo ser ampliado este número de grupos familiares. As unidades habitacionais foram contempladas pelo Programa Nossa Casa, do Governo do Estado, com subsídio de R$ 10 mil por unidade. Isso implicará na diminuição do valor final a ser financiado pelo beneficiário.
Vida Longa – Outro empreendimento habitacional é o Programa Vida Longa “Olinda Salaroli Cerqueira”, no Jardim Vista Alegre, entregue em abril e voltado para idosos sozinhos ou em situação de vulnerabilidade social, com renda mensal de até 2 salários mínimos.
O projeto se caracteriza como um acolhimento em república, para promover a independência do idoso, possibilitando a permanência dele na moradia com qualidade de vida. Há ainda áreas comuns de convivência, que devem estimular as relações sociais. Bragança Paulista foi contemplada com 28 unidades do programa.
Parque das Cerejeiras – A parceria com o setor privado tem sido fundamental, principalmente no que se refere à implantação e na construção de novos empreendimentos residenciais. No empreendimento Parque das Cerejeiras Residencial, no Bom Retiro, até o momento 252 unidades habitacionais já foram entregues. O empreendimento conta com 5 condomínios, dos quais 2 já foram entregues (Residencial III e V) e 392 unidades de 3 condomínios ainda estão em construção, totalizando 644 unidades habitacionais, realizadas através dos antigos programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela.