Com o objetivo de auxiliar os profissionais do setor cultural no processo de elaboração e estruturação de seus projetos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis, Oficinas Culturais e da Prefeitura de Bragança Paulista, abriu a oficina “Elaboração de Projetos Proac ICMS”. As inscrições para as 20 vagas disponíveis que foram abertas na terça-feira (18) já se esgotaram. Segundo informou a Secretaria Municipal de Comunicação Social, já são 34 inscritos e por isso os excedentes ficaram em lista de espera e em caso de desistências devem ser chamados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Questionada sobre a possibilidade de abertura de nova turma a Prefeitura informou que não possui autonomia para abrir novas turmas, uma vez que a oficina é oferecida pelo Governo do Estado de São Paulo com um cronograma preestabelecido pelo órgão. “No decorrer de 2023, a Secretaria Municipal de Cultura Turismo irá promover outras oficinas para tratar do mesmo tema, criando novas oportunidades para quem não for atendido neste momento”.
A qualificação visa contribuir com os iniciantes ou profissionais das artes, como teatro, música, dança, literatura, fotografia, economia criativa, entre outros, com ideias de projetos e estruturação das argumentações para atender as exigências do ProAC ICMS, bem como se enquadrar num perfil ideal de análise, com chances de aprovação. A capacitação, ministrada por Dnize Castro, é gratuita e vai acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, das 9h às 12h e 14h às 16h, no Centro Cultural Jesus Adib Abi Chedid, localizado na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 251, Centro.