A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota no final da tarde desta sexta-feira confirmando o primeiro caso de Varíola do Macaco (Monkeypox), em Bragança Paulista. Segundo a pasta, o caso é de uma mulher trans de 25 anos, que apresentou os sintomas no dia 03 agosto, em outra cidade, que coletou o material e notificou o caso.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) recebeu nesta sexta-feira (12), o laudo do exame PCR, enviado ao Instituto Adolfo Lutz, com o resultado detectável para Monkeypox vírus. A DIVE entrou em contato com a paciente e realizou as devidas orientações, agora ela permanece em acompanhamento e isolamento domiciliar. Até o momento, este é primeiro caso confirmadom, sendo que outro s oito estão em investigação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância de usar máscara na presença de pessoas com suspeita ou confirmadas para a doença; não beijar, abraçar ou fazer sexo com pessoas infectadas, higienizar as mãos com frequência e não compartilhar roupas, roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais.