O prefeito Amauri Sodré da Silva (União Brasil), empossado no dia 3 de junho, após o falecimento de Jesus Chedid, que cumpria seu quinto mandato à frente da prefeitura de Bragança, falou no início da semana a Gazeta Bragantina e GB Norte, sobre como pretende dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor.
Amauri foi vice-prefeito presente diariamente nas quatro gestões de Jesus Chedid, fator que o credencia, com propriedade, para continuar executando o plano de governo traçado no início desta gestão.
“Temos o mesmo ideal e objetivos. Assim vamos dar continuidade ao programa de governo traçado por Jesus no início do mandato. Nosso norte será o Plano Diretor e a busca constante por modernidade e inovações da administração pública”, afirmou.
Reafirmando que é um agente público que gosta de estar presente nas ruas e obras, dividirá seu tempo entre visitas aos bairros e gabinete, o prefeito Amauri salientou que reservará as terças-feiras para atender a população no seu gabinete, dando sequência ao hábito do então prefeito Jesus, desde seu primeiro mandato entre 1993/1996. “Vamos dar sequência ao ritmo de governo empreendido até aqui, propondo e aceitando novas ideias e mantendo meu estilo de governar.”
RODÍZIO
O prefeito Amauri adiantou que Bragança poderá adotar o rodízio de veículos no centro urbano para amenizar o intenso fluxo que vem aumentando diariamente.
Segundo dados revelados pela Secretaria Nacional de Trânsito, no primeiro trimestre do ano Bragança contabilizou 1,2 veículos por habitante habilitado. São 139.883 veículos automotores, dos quais 78.548 são automóveis e 30.084 motocicletas. Não foram incluídos nessa conta caminhões, ônibus, caminhonetes e outros utilitários.
A evolução da frota já ocupa a maioria das ruas e avenidas que compõem a malha viária. Antes disso, congestionamentos só ocorriam nos horários de pico, mas atualmente o trânsito fica complicado na maior parte do tempo.
O prefeito adiantou que por enquanto a ideia está sendo avaliada, mas não descarta sua implantação, considerando que com constante e acelerada evolução da quantidade de veículos, a mobilidade urbana poderá entrar em colapso.
SEMÁFORO
O intenso tráfego de veículos também verificado no cruzamento da Av. Marrey Junior com a Samuel Luchesi, que dá acesso a FESB e ao bairro do Bom Retiro, exige a implantação de um semáforo e respectiva sinalização de segurança, de solo e aérea, disse o prefeito. Por isso já determinou à Secretaria de Mobilidade Urbana a imediata instalação dos equipamentos.
CAMPANHA EDUCATVA
Com a implantação de ciclovias e readequação moderna do sistema viário, a prefeitura deverá promover intensa campanha educativa e de informação sobre trânsito a partir das escolas, publicidade e construção de uma cidade do trânsito a ser utilizada pela rede municipal de ensino e demais entidades educativas. Para isso o município já dispõe de ampla área localizada na Zona Norte da cidade, entre o bairro do Popó e Av. Juscelino Kubistchek.
“É uma ideia minha que junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana e demais secretarias pretendo viabilizar em breve”, disse o prefeito Amauri.
ZELADORIAS
O sistema de zeladorias implantado por Jesus está resultando em agilidade e eficiência na manutenção da cidade e Zona Rural, disse Amauri. A cidade foi dividida em seis regiões e cada uma com um administrador, com responsabilidade de detectar problemas, ouvir a população e levar ao conhecimento das respectivas secretarias para resolução do problema.
Com as ruas e avenidas da cidade praticamente repavimentadas, o objetivo agora é avançar pela Zona Rural, começando pela recuperação das estradas do bairro do Atibaianos e Morro Grande.
ATRASO
O Prefeito Amauri Sodré lamentou o atraso verificado por ações judiciais, das obras da barragem do Lago do Orfeu, das perimetrais norte e sul. Além dos prejuízos financeiros ao munícipio, esse atraso vai agravar ainda mais a situação da mobilidade e atrapalhar muito os projetos de expansão urbana e de investimentos-pontuou.
OUTROS SETORES
Saúde, Educação e Segurança Pública, Promoção Social e Meio Ambiente também sempre serão prioridades da administração, disse o prefeito ao salientar a atuação do deputado Edmir Chedid na luta constante para conseguir verbas dos governos estadual e federal, além de fiscalizar a execução dos projetos que absorvem os investimentos destinados à Bragança.
“Estamos avançando em cada ponto projetado pelo prefeito Jesus e dando continuidade à sua obra e, ao mesmo tempo, buscando novas ideias para seguirmos modernizando a cidade durante o nosso mandato.”, concluiu Amauri.