A Secretaria da Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, recebeu ofício circular nº 80/2022/SVS/MS, que informa sobre a disponibilidade limitada da vacina BCG no estoque nacional em razão de dificuldades na aquisição deste imunobiológico.
Cada estado receberá uma readequação do quantitativo enviado pelos próximos 7 meses, sendo solicitado aos municípios que adotem estratégias que melhor se adaptem a utilização da vacina BCG para evitar perda de oportunidade de vacinação e desperdício do imunobiológico.
A vacina BCG estará disponível no Centro de Saúde, no Lavapés, na 1ª e 3ª quartas-feiras do mês. Nos hospitais, seguem o fluxo normal, em que a criança nasce e já recebe a imunização.
O Ministério da saúde reforçou que tão logo a situação do estoque nacional da esteja regularizada, a Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS retomará a distribuição deste imunobiológico, conforme a solicitação das Unidades Federadas e assim os Estados regularizam os envios aos municípios.
A vacina é responsável por diminuir expressivamente a mortalidade infantil, pois protege contra a tuberculose nas suas formas mais graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.
foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde