Mais uma obra de grande importância para a comunidade bragantina foi concluída recentemente e entregue para atendimento à população. Na quinta-feira (21) foi inaugurado o prédio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e Centro Cirúrgico Veterinário na Hípica Jaguari.
Na ocasião, o prefeito Jesus Chedid celebrou a conquista: “A causa animal é uma prioridade da nossa Administração. A entrega deste Centro Cirúrgico Veterinário é mais uma ação em benefício desse segmento, que tem o deputado Edmir Chedid como grande incentivador”, comemorou. O prefeito também comentou sobre a homenageada. Antonina Abi Chedid, sua irmã. “Antonina foi um exemplo de mulher que lutou pela causa animal. É uma justa homenagem”, concluiu.
A unidade é a 35ª obra entregue pela Prefeitura na área da Saúde e atuará para garantir o bem-estar de animais e da população, agindo no controle das zoonoses (doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias. Foram R$ 13 milhões investidos em Saúde durante a gestão Jesus/Amauri.
O Centro Cirúrgico Veterinário é o primeiro no município e realizará cirurgias, bem como tratamentos em animais de pequeno porte (gatos e cachorros). Segundo a Secretaria da Saúde, só o Castramóvel realizou mais de 10.800 atendimentos desde 2019. O Samuvet, serviços de resgates de cães e gatos, registrou 5.600 ocorrências desde que foi implantado, também em 2019.
O deputado Estadual Edmir Chedid, presente à solenidade, comentou que Bragança Paulista é referência nas ações da causa animal: “O Samuvet e Castramóvel são exemplos de como a Prefeitura atua em prol dos animais, serviços estes que devem ser ampliados cada vez mais”, comentou.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e o Centro Cirúrgico Veterinário (CCV) serão geridos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente, que desenvolverão atividades voltadas à Vigilância Epidemiológica e de saúde animal, respectivamente.
Para tornar a obra realidade, a Administração Municipal investiu mais de R$ 1,5 milhão na construção e nos equipamentos que compõem todo o complexo, recursos oriundos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e do próprio município.