Ação exemplar da Polícia Militar realizada na madrugada de quinta-feira (29) pelas equipes da 1ª Cia e da equipe de Força Tática do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior – BPM-I, terminou com a prisão de seis pessoas, na apreensão de uma adolescente de 17 anos e na retirada de 64,186 kg de drogas das ruas. Além das equipes da PM, o Monitoramento foi peça chave para a prisão.
Segundo apurado, naquela madrugada a equipe da 1ª Cia realizava patrulhamento preventivo pela região sul da cidade, quando recebeu alerta do Monitoramento de que um veículo Fiat/Uno, branco, placas de Arujá, PYY-2099, envolvido em furtos, estaria circulando pela cidade. Imediatamente os policiais saíram em diligência para encontrar o veículo, o avistando na Av. Dom Pedro I, no Taboão. Foi feita a abordagem e o casal que estava no veículo foi identificado como Jefferson Jesus Moura, de 26 anos e a passageira como adolescente de 17 anos. Em revista ao veículo, os policiais encontraram no porta-malas 61 “tijolos” de maconha e no banco traseiro uma sacola contendo 1.180 porções da mesma droga. Questionados sobre a droga, a adolescente confessou que estava traficando. Ela disse que estava vindo de Arujá e que a maconha que traziam iria ser trocada por cocaína, numa espécie de “permuta”. Ela disse ainda que a cocaína estava sendo trazida por um indivíduo em um veículo Fiat/Palio, de cor azul. Diante dos fatos ambos receberam voz de prisão, momento em que Jefferson tentou investir contra um dos policiais, mas foi contido e algemado.
Com essas informações os policiais avisaram a equipe de Força Tática que pouco depois avistou o veículo Fiat Palio azul, placas de Guarulhos, CPO-9F20, nas proximidades. Eles efetuaram a abordagem e seus ocupantes foram identificados como Samuel Gumdim de Jesus, de 27 anos e Evelyn Ap. Pereira, de 23 anos. Em vistoria ao veículo os policiais encontraram aproximadamente 1.000 pinos de cocaína. Ao notar que a “casa tinha caído” Samuel tentou “meter o loco” e fugir, mas como ninguém da “javalé” na barca ele também foi contido e preso. Questionada, Evelyn assumiu a prática criminosa e disse aos policiais que trouxe a cocaína de sua casa, no Jd. Morumbi, onde todo o entorpecente foi embalado. Ela confessou ainda ter mais drogas lá. Diante do relato a equipe tática foi ao local e com a permissão de Evelyn, entrou e surpreendeu outros três indivíduos embalando drogas. Pegos com a mão “no pó” eles foram identificados como Diego Gumdim de Jesus, de 23 anos, irmão de Samuel, Everton Soares de Almeida, de 29 anos e Luiz Fernando Capdevilla Vieira, de 24 anos.
Em vistoria no imóvel os policiais encontraram dois sacos de pasta base de cocaína, pesando 3,302kg, e mais de 5 mil pinos de cocaína prontos e embalados para o comércio, além de balança digital, cerca de 10 pinos vazios, saquinhos e rolos de filme plástico, usados para embalar droga. Ao todo foram apreendidos 61 “tijolos” de maconha que pesaram 45,597kg, 1.502 porções da mesma droga, que pesaram 8,967 kg, 2 sacos de pasta base com peso de 3,302kg e 6.212 porções de cocaína com peso de 6,320kg.
Diante dos fatos todos foram levados para o Plantão Central da Polícia Civil, sendo os maiores autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico e apresentados em audiência de custódia e a adolescente apreendida pelos mesmos delitos e apresentada ao Juiz da Infância e Juventude. Os veículos foram recolhidos ao guincho.