Bragança Paulista registrou a abertura de 2.326 novas empresas entre janeiro e junho de 2021, segundo dados do Mapa de Empresas, ferramenta do Governo Federal. Desse total, 2.228 estão ativas.
Dados mostram que no primeiro semestre, foram abertas 2.291 matrizes e 35 filiais. No mês de junho foram abertas 397 empresas, estando 395 delas ativas.
O tempo médio de abertura de uma empresa no município ficou em quatro dias. No mês de junho foi mais rápido abrir uma empresa, levando dois dias e 14 horas.
O Mapa de Empresas mostra ainda que a grande maioria dos registros são de microempresas com 2133 ativas no primeiro semestre, outras 51 são de pequeno porte e 44 com outras classificações.
Entre as aberturas, destaca-se o pequeno empreendedor, já que 1.893 empresas são da natureza jurídica empresário individual. Outras 307 são sociedades limitadas, 21 são EIRELI, três sociedades anônimas, duas sociedades em conta de participação e duas cooperativas.
Os dados apontam que o município conta, no total, com 19.939 empresas em atividade, sendo 19.299 matrizes e 640 filiais.
Incentivo – A Prefeitura de Bragança Paulista tem trabalhado para incentivar a abertura de novas empresas no município e para o crescimento da economia. Recentemente, por meio da Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação foram abertos chamamentos públicos para doação de 16 terrenos dentro do programa Pró-Indústria e Pró-Emprego, com uma procura de mais de 60 empresas interessadas.
Pela legislação, ainda há outros sete benefícios fiscais, que podem ser pleiteados por novos empreendimentos que vierem a se instalar no município, ou ainda para os que já existem e querem ampliar suas instalações. Há ainda ações de apoio aos setores de comércio, serviços e agronegócios.