No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon do Município de Bragança Paulista, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março de 2021, que acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br .
A ação dos órgãos de defesa do consumidor, terá o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito.
Após ser acionada pelo Procon local, foi programada a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da Procons Brasil, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com Tatiana Rodrigues, dirigente do Procon de Bragança, para participar do mutirão on-line basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O órgão no município orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.
Serviço:
O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: 15/03 até 31/03
COMO: através do site www.consumidor.gov.br
PUBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
CONTATO: PROCON de Bragança Paulista: atendimento.proconbraganca@gmail.com ou pelos telefones: (11) 4034-7049 ou 4034-7084.