Mesmo a estação sendo das flores, o calor veio para ficar em Bragança na próxima semana, mesmo com a previsão de pancadas de chuva em alguns dias. As previsões, Instituto Lima Tempo, eram de que o município bateria o recorde de maior temperatura do ano, no último domingo, 27, quando os termômetros registraram 36 graus, mas o termômetro da Praça Raul Leme registrou nas tardes de quinta e sexta-feira, 38 graus, batendo o recorde na cidade, nessa onda de calor que atinge o país. O Instituto Climatempo prevê ainda que a máxima se repita na quarta-feira, 7, com sensação térmica próxima dos 40°C. Desde 2001, segundo histórico meteorológico da cidade, não se tinha previsão de índice tão elevado. O campeão, por enquanto, é outubro de 2014, que alcançou 38,1 graus. Para piorar, não há estimativa de chuva até a próxima quinta-feira, 8.
De acordo com a Sabesp, choveu em setembro apenas 22,2 mm durante o mês de setembro, para uma média histórica de 83,9 mm, ou seja, não houve a chegada da frente fria no último final de semana, que não conseguiu furar o bloqueio feito por uma massa de ar quente que atua sobre o município.
A previsão para segunda-feira é de sol com aumento de nuvens e pancada de chuva à noite, com temperaturas entre 17°C e 30°C. Na terça, sol com algumas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite e termômetros marcando 20°C de mínima e 33°C de máxima e na quarta-feira, mínima de 20°C e máxima de 36°C. E na quinta-feira, sol o dia todo com aumento de nuvens, e pancadas rápidas à noite, com temperaturas entre 19°C e 34°C.
A umidade relativa do ar deve cair para níveis nunca antes vistos, de até 14%, fazendo a cidade entrar em estado de alerta. O recomendável pela Organização Mundial da Saúde é de umidade em torno de 60%.
Orientações – O principal motivo do calor neste início de primavera é o que os meteorologistas chamam de bloqueio atmosférico — quando ventos fortes nas camadas mais altas da atmosfera (a cerca de 12 mil metros de altura) impedem frentes frias que estão chegando no sul do país de irem até o sudeste e o centro-oeste, explica o Inmet.
Mais calor e menor umidade do ar podem levar à problemas respiratórios e desidratação, além de desequilibrar o ecossistema, podendo levar ao aumento de pragas.
A Defesa Civil emitiu um alerta sobre a forte onda de calor em todo Estado de São Paulo, as previsões de 35º a 40º C, devem atingir 10 regiões incluído Campinas, onde Bragança está inserida. Algumas cidades podem ter temperaturas acima de 40ºC, casos de Ribeirão Preto, Bauru, Araçatuba, Marilia, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos. Por conta desse cenário a recomendação é que as pessoas se mantenham hidratadas aumentando o consumo de água, protejam-se do sol, evitem exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia e umidifiquem os ambientes. Também é importante tomar cuidado para que os animais domésticos não sofram com o calor: eles precisam de água fresca e ambientes ventilados, além de cuidado ao passear para não queimarem as patas.