Bragança Paulista aparece na 12ª colocação dentre cidades do Estado com menor exposição a violência no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) divulgado na segunda-feira, 17, pelo Instituto Sou da Paz. Os dados são do primeiro semestre deste ano.
O estudo classificou Bragança nessa posição, como a décima segunda cidade mais segura entre 139 no Estado. Outras dois municípios da região também aparecem: Atibaia na 78ª posição e Amparo na 93ª. Foram analisados os municípios com mais de 50 mil habitantes.
As cidades são classificadas no ranking através da média ponderada entre os crimes letais (homicídio e latrocínio), contra a dignidade sexual (estupro) e contra o patrimônio (roubo em geral, roubo de veículo e roubo de carga), com base em dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).
Os crimes letais têm peso de 40% na construção da média, enquanto os outros dois carregam peso de 30% cada. Após o cálculo, chega-se ao IECV Geral. Quanto menor ele for, menor é a exposição da cidade a crimes violentos.
Bragança registrou índice de 1,67 – o menor da região bragantina e a 5ª colocada computando-se toda a região de Campinas. Atibaia tem um índice geral de 1,88, enquanto Amparo registra 4,00 no ranking.
“Acho que elas estão em uma posição bastante interessante. Se a gente for olhar a série histórica delas, não é uma coisa que se vislumbrou em 2020. Elas vem apresentando ao longo do tempo um IECV relativamente baixo.”, afirmou o coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz, Leonardo de Carvalho.