A secretaria Estadual de Educação, divulgou que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado. O cronograma, entretanto, ainda não foi divulgado e segundo a secretaria depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo.
Diante da pandemia, que atingiu negativamente maior parte da economia, com o fechamento de diversos empresas, aumento do desemprego e redução de jornada e salários, muitos pais que mantinham seus filhos em escolas particulares, se viram numa situação em que foi preciso mudar de repente. Diante desse quadro, e com a paralisação das aulas presenciais desde março, a secretaria estadual de Educação divulgou que houve um aumento exponencial de procura por vagas nas escolas estaduais. O número de alunos transferidos da rede particular para a estadual de São Paulo cresceu mais de dez vezes nos meses de abril e maio deste ano, já são 2.388 transferências de estudantes oriundos da rede particular, contra 219 em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar das escolas particulares terem negociado alternativas para o pagamento, como por exemplo, maior número de parcelas ou desconto no valor das mensalidades conforme acordo firmado com o Procon –SP, muitos não conseguiram arcar com a despesa escolar.
Rede Municipal – A Gazeta Bragantina procurou o secretário Municipal de Educação Adilson Condesso para saber como está essa situação nas escolas da rede municipal, e ele disse que houve um aumento na procura por vagas na rede, mas que foi pequena. Cerca de 50 solicitações de transferências foram feitas até a última sexta-feira, 5 e que havia procedimentos em andamento, mas não especificou quantos e nem se eram para educação infantil ou fundamental I. Segundo Condesso, é um direto constitucional do cidadão que o governo disponibilize educação para todos, e que ainda há vagas em diversas regiões da cidade, mas, nos termos da lei, a prefeitura garante a vaga, mas nem sempre próximo à residência da criança. Nesses casos, é oferecido transporte escolar para crianças a partir de 4 anos de idade.
Questionado sobre se o município tem condições de atender caso a demanda aumente muito, o secretário declarou que “No momento a situação está equacionada e há vagas disponíveis. Quanto a ampliação de vagas, depende de construção de escolas e a administração possui cinco escolas em construção no momento, quatro creches nos bairros Jd. São Miguel, Henedina Cortez, Jd. Cedro e Jd. Recreio, bem como uma escola de ensino fundamental no bairro Henedina Cortez” finalizou.
Matriculas online no Estado – A Secretaria Estadual da Educação abriu, pela primeira vez, a possibilidade de as matrículas serem feitas de maneira totalmente online. A medida visa evitar o deslocamento das famílias, formação de aglomerações nas escolas e assim diminuir o risco de contaminação do coronavírus. Poderão manifestar interesse pela migração para a rede estadual os pais dos alunos com matrícula na rede privada ou vindo de outros estados. A matrícula é para o ano letivo vigente. As matrículas 2021 ainda não estão abertas. Já as transferências entre redes públicas estão temporariamente suspensas e devem ser retomadas após o retorno das aulas presenciais.
Para efetuar a pré-matrícula, será necessário acessar o site https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login e preencher as informações solicitadas. Será necessário fazer upload dos documentos no mesmo endereço eletrônico. As informações serão verificadas e as matrículas validadas pelas próprias escolas.