O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Com a inclusão de caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores portuários, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase. “Como todas as escolas estão com as atividades paralisadas, optamos por priorizar na próxima fase da campanha aqueles profissionais que atuam nos portos, no transporte de cargas, motoristas de transporte coletivo, expostos diariamente porque estão na linha de frente, prestando serviços essenciais”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A vacinação de idosos e profissionais de saúde continua até amanhã nos postos de saúde, a secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, declarou que a meta do primeiro grupo já foi atingida, já foram vacinados 100% dos idosos e 97% dos profissionais de saúde do município.
A Secretaria de Saúde informou que para evitar aglomeração de pessoas, a segunda etapa será realizada nas 29 unidades de saúde e que o Governo estadual ainda não enviou o lote de doses para essa fase e que também não havia uma previsão para quando isso deve ocorrer.
A meta da Campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.