As obras de recuperação da rotatória localizada nas proximidades da Praça Chico Major, no Lavapés, atingiram esta semana a etapa de instalação das aduelas que foram colocadas em um trecho da obra, o que propiciará a liberação de parte do tráfego no local.
As aduelas foram colocadas no trecho próximo ao Supermercado Big, na travessia até a rotatória. As peças estão sendo instaladas com o objetivo de ampliar as dimensões da nova canalização, em uma galeria paralela para aumentar a vazão de água e com isso evitar as enchentes. Demais trechos seguem em andamento, para que seja feita a reconstrução do local, a pavimentação e pôr fim a retomada e regularização total do trânsito nas vias interditadas.
A obra, iniciada no final do mês de janeiro, é de caráter emergencial e se fez necessária, pois a estrutura estava em processo de falência, tendo em vista tratar-se de uma construção de mais de 100 anos. Foram identificadas depressões no entorno da rotatória, no solo, pedras de sustentação e pilares estavam ruindo, o que também causou a obstrução e comprometeu a vazão do Ribeirão Lavapés, que passa por baixo do local.
Diante da urgência e do risco a que estavam sujeitos os veículos e pedestres, foi tomada como medida preventiva a interdição do local e o desvio do trânsito e o início imediato as obras de reconstrução.
Além das 155 aduelas adquiridas, que estão sendo entregues conforme a fabricação, pois são produzidas sob encomenda, também são utilizados na obra maquinários de grande porte para garantir uma melhor eficiência e agilidade nos trabalhos.
Vistoria – Na tarde da quarta-feira, 19, os secretários municipais de Serviços e Obras, Aniz Abib Júnior e André Monteiro, estiveram juntos com uma comissão de vereadores em vistoria às obras que estão sendo executadas e explicaram sobre o andamento dos trabalhos. A obra, está sendo realizada por servidores da Secretaria Municipal de Serviços. Integraram a comissão na visita os vereadores Sidiney Guedes, Mario B. Silva, Rita Leme, Fabiana Alessandri e Natanael Ananias.