Recessos contribuem para o descanso de alunos e professores
O ano letivo de 2020 para os 12.435 estudantes das 21 escolas da rede estadual de ensino de Sorocaba começa no próximo dia 3 de fevereiro com mudanças no calendário escolar, porém sem nenhum aumento no número de unidades com período integral (PEI). Bragança continuará este ano com apenas 2 escolas com essa modalidade. Considerando-se todo o Estado, serão ao menos 664 instituições de ensino que terão aulas durante todo o dia.
O PEI permite que os estudantes passem a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais, clubes juvenis para que os alunos se auto organizem de acordo com temas de interesse, como dança, xadrez, debates, entre outras atividades.
As duas escolas da cidade que fazem parte do PEI são: Escola Profª. Maria José Moraes Salles, no bairro do Matadouro (ensino médio, 1º ao 3º anos), e Escola Luiz Roberto Pinheiro Alegretti, no bairro Jardim São Lourenço (anos finais, 6º a 9º aos).
Recessos – A principal mudança para este ano, que atinge todos os alunos da rede estadual é a inclusão de dois recessos ao longo do ano letivo, cujo encerramento será em 23 de dezembro. Segundo a Secretaria Estadual da Educação, o 1º período de recesso será no fim do primeiro bimestre, entre 20 e 24 de abril, e o segundo será no fim do terceiro bimestre, entre 13 e 16 de outubro, além do já existente período de férias no meio do ano, que será entre 10 e 26 de julho.
De acordo com o governo estadual, a nova organização dos recessos, que passam a acontecer ao final do 1º e do 3º bimestres, contribui para que os estudantes e professores tenham períodos de descanso ao longo de cada um dos semestres.
Apesar das mudanças no recesso, as férias dos professores continuam como nos anos anteriores, incluindo 15 dias em janeiro e 15 dias em julho.
Além disso, ainda segundo o Estado, as escolas estaduais que apresentarem projetos para favorecer a aprendizagem terão atividades diferenciadas opcionais, semanas de estudos intensivos, direcionando as ações dos professores, de acordo com as necessidades de aprendizagem de seus estudantes.