Depois da jornada pela Copa Sul-Americana, o Bragantino volta a campo amanhã pelo Brasileirão, onde encara o Fluminense no Maracanã às 16 horas. Partida complicada, pois o Massa Bruta ocupa a quinta colocação, com 33 pontos, enquanto o Fluminense é o oitavo, com 29 pontos.
O técnico Maurício Barbieri não decidiu se vai contar com todos os titulares, pois tem a partida de volta na quarta-feira, em Assunção. Provavelmente Artur, Ytalo e Praxedes serão poupados, mas a escalação só será divulgada momentos antes da entrada em campo.
O time realiza um recreativo na manhã de hoje e embarca para a capital carioca logo após o almoço. Excetuando-se os quatro jogadores que seguem no departamento médico, Bruno Tubarão, Raul, Leandrinho e Rafael Luís, o restante do elenco está à disposição.
Um provável ‘onze’ para começar jogando: Cleiton, Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar (Luan Cândido); Jadsom Silva, Eric Ramires e Vitinho (Emiliano Martínez); Helinho, Gabriel Novaes e Cuello.
Tricolor – O Fluminense viveu uma semana agitada com a possibilidade de contratação do lateral Daniel Alves, o que não se confirmou. Mas teve quase sete dias de treinamento, depois do empate em Cuiabá na segunda-feira (20).
O técnico Marcão também não definiu qual o time que inicia o jogo, ou seja, se promove as voltas do volante André e do atacante Fred, que não jogaram diante do Cuiabá.
Uma provável escalação: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Daniel Barcelos; Martinelli (André), Nonato e Yago Felipe; Luiz Henrique, Bobadilla (Fred) e Caio Paulista.
Gaúcho – A CBF designou um trio gaúcho para comandar a partida, formado por Leandro Pedro Vuaden (principal), Jorge Eduardo Bernardi e José Eduardo Calza (assistentes), o carioca Daniel Victor Costa Silva (4º árbitro) e o paranaense Rodolpho Toski Marques (árbitro de vídeo).
Vuaden vai apitar pela terceira vez um jogo do Bragantino no Brasileirão. O primeiro, curiosamente, foi contra o Fluminense, na 3ª rodada, em Bragança, pelo primeiro turno, empate em 2 x 2. E mais curioso ainda, foi na 11ª rodada, em que também o placar foi de 2 x 2, contra o Athletico Paranaense, jogo em Curitiba.
HISTÓRIA DOS CONFRONTOS
Bragantino e Fluminense se enfrentam amanhã pela 14ª vez. Em partidas pelo Brasileirão será a 12ª e a vantagem é do Massa Bruta, que soma 4 vitórias, 2 derrotas e 5 empates. As outras duas vezes em que estiveram em campo foi neste ano, pela Copa do Brasil.
A história do então alvinegro e tricolor das Laranjeiras teve início em 1990 e no ano seguinte ficou marcada pela classificação do Braga para a decisão do título, contra o São Paulo. O Bragantino venceu no Maracanã por 1 x 0 e, no jogo de volta, em Bragança, empatou em 1 x 1. A curiosidade desses encontros é que os dois gols do Massa Bruta foram assinalados pelo ponta Franklin, que tinha sido jogador do Fluminense. Naquele tempo ainda não tinha surgido a expressão “a lei do ex”.
Foram cinco jogos no Marcelo Stefani (Nabi Abi Chedid) e seis no Rio de Janeiro. O Massa Bruta foi às redes (no Brasileirão) 11 vezes e o Fluminense em 10 oportunidades.
OS JOGOS
Fluminense 1 x 1 Bragantino – 30/09/1990 – Brasileiro Série A (gol de Barbosa. Técnico: Vanderlei Luxemburgo).
Fluminense 0 x 0 Bragantino – 17/03/1991 – Brasileiro Série A (Técnico: Carlos Alberto Parreira).
Fluminense 0 x 1 Bragantino – 26/05/1991 – Brasileiro Série A (Gol de Franklin. Técnico: Carlos Alberto Parreira).
Bragantino 1 x 1 Fluminense – 01/06/1991 – Brasileiro Série A. (Gol de Franklin. Técnico: Carlos Alberto Parreira.)
Fluminense 3 x 0 Bragantino – 05/04/1992 – Brasileiro Série A (técnico: Candinho).
Bragantino 1 x 0 Fluminense – 09/11/1995 – Brasileiro Série A (gol de Vaguinho. Técnico: Júlio César Leal).
Fluminense 1 x 0 Bragantino – 08/08/1996 – Brasileiro Série A (técnico: Jair Pereira).
Bragantino 3 x 1 Fluminense – 13/07/1997 – Brasileiro Série A (gols de Paulinho (2) e Ronaldo Alfredo. Técnico: Cassiá).
Bragantino 2 x 1 Fluminense – 19/08/2020 – Brasileiro Série A (gols de Alerrandro e Luís Phelipe. Técnico: Felipe Conceição).
Fluminense 0 x 0 Bragantino – 30/11/2020 – Brasileiro Série A (técnico: Maurício Barbieri)
Fluminense 2 x 0 Bragantino – 02/06/2021 – Copa do Brasil (técnico: Maurício Barbieri)
Bragantino 2 x 1 Fluminense – 09/06/2021 – Copa do Brasil (gols de Hurtado (2). Técnico: Maurício Barbieri)
Bragantino 2 x 2 Fluminense – 13/06/2021 – Brasileiro Série A (gols de Artur e Lucas Evangelista. Técnico: Maurício Barbieri)