Os membros da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar devem se reunir na próxima segunda-feira, 27, às 10h, para análise do parecer do relator Sidiney Guedes à defesa apresentada pelo vereador Ditinho Bueno do Asilo pelas acusações contra sua conduta durante a 21ª sessão ordinária de 2020. Na ocasião o vereador foi flagrado cheirando uma peça íntima, durante a sessão que acontecia por meio de videoconferência.
Seguindo os trâmites previstos regimentalmente, os vereadores farão a deliberação do parecer, avaliando se a denúncia de decoro parlamentar prossegue ou segue para arquivamento. Em caso de definição para arquivamento o parecer será encaminhado ao Plenário para votação. Caso a denúncia prossiga, o presidente designará, desde logo, o início da instrução, e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários, para o depoimento do denunciado e inquirição das testemunhas.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi acionada após a aprovação em Plenário dos requerimentos do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e das Promotoras Legais Populares de Bragança Paulista que denunciaram a quebra de decoro parlamentar. Tião do Fórum (presidente), Fabiana Alessandri (vice-presidente), Sidiney Guedes (relator), Natanel Ananias e Rita Leme compõem a comissão. A sessão será realizada virtualmente, podendo ser acompanhada pela internet.