Últimas Notícias

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

APAE apresenta espetáculo no Teatro Carlos Gomes

Município abre credenciamento para artistas bragantinos

6º Festival Nordestino será realizado nos dias 14 e 15

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
sexta-feira, dezembro 5, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

Região do Águas Claras concentra casos de Dengue e Covid-19

por Redação GB
junho 13, 2020
no Cidade, Saúde
0
Região do Águas Claras concentra casos de Dengue e Covid-19

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Já são 651 notificações para a Covid-19 em Bragança, destes 316 estão confirmados e 13 morreram em decorrência da doença que assola o mundo. Não muito atrás está a dengue, doença grave que também pode ser letal, Bragança já registra 283 notificações da doença, destes 140 já foram confirmados e 95% das pessoas contrariaram a doença na cidade, e 45 casos ainda estão em investigação.
O número de casos de dengue em Bragança vem crescendo exponencialmente em relação ao ano passado. No mesmo período do ano passado a cidade registrou 39 casos confirmados da doença, esse ano o aumento em relação ao mesmo período é de 278,57%, número assustador. Ambas as doenças preocupam as autoridades de saúde no município, com a pandemia instalada com o novo Coronavirus a atenção se voltou à doença desconhecida que se dissemina rapidamente, tentando ser controlada com medidas de isolamento e distanciamento social, e a disponibilização de leitos para os possíveis doentes graves, já a dengue é uma doença combatida há anos pelo país inteiro e o controle depende muito da conscientização da população sobre a manutenção de locais de possíveis criadouros, campanhas de combate à dengue são feitas periodicamente e em Bragança também é disponibilizado o Arrastão da Limpeza por todo o município para que materiais inservíveis possam ser descartados de maneira correta, sem custo, eliminando possíveis criadouros das residências bragantinas, além das periódicas visitas dos agentes casa a casa para vistoriar quintais e orientar a população. Mas todos os esforços parecem não estar surtindo efeito, pelo menos na região do Jardim Aguas Claras, onde há a maior incidência das duas doenças na cidade, de covid-19 são 19 casos no bairro, de dengue a prefeitura não divulgou quantidade de casos por bairro, mas afirmou que o Aguas Claras junto com o Jd. do Cedro e Morumbi, são os três bairros com a maior incidência da doença.
O número de casos cresce na cidade num momento de insegurança na saúde pública, quando autoridades recomendam todo cuidado para que não haja um esgotamento do sistema de saúde devido aos casos de covid-19, que também aumentam. Felizmente os casos de covid-19 em Bragança estão em sua maioria em tratamento domiciliar, sendo poucos os hospitalizados, era o que apontavam os últimos gráficos divulgados pela secretaria municipal de Saúde.
A prefeitura informou que no último Arrastão de Limpeza ocorrido na região de maior índice dos casos de dengue, foram recolhidos 31 caminhões de materiais inservíveis.
Denúncias – As denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas para Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, por meio do número 4035-4144. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
A secretaria municipal de Saúde fez um apelo para que a população não descuide das orientações dadas para o combate â Dengue. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, caixas d’água, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Legenda: Av Antonio Piereotti onde está concentrada boa parte do comércio do Jd. Águas Claras. Essa foto foi tirada em 15/04/2020 antes do anúncio da flexibilização do comércio. Hoje região apresenta maior índice de covid-19 na cidade

Legegnda: Lixo e entulho despejados em terreno na Rua Expedicionário Geraldo Genésio dos Santos, que está entre os bairros Águas Claras, Marcelo Stefani, Hípica Jaguari e Jd. do Cedro. Local é propicio para criadouros de mosquito transmissor da Dengue e animais peçonhentos

Crédito Arquivo/GBN

Tags: braança paulstacoronaviruscovid-9denguesaúde

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

novembro 29, 2025
Coluna da Gazeta

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA ?

novembro 22, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Cidade

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

dezembro 3, 2025
Saúde

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

dezembro 2, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.