“A bola veio para a esquerda e eu não chuto bem de esquerda, mas não dava pra trocar de pé. Então chutei de esquerda fazendo de conta que era de direita.” (Mané Garrincha, explicando gol contra o Chile na Copa de 1962)
COM AUTORIDADE
O resultado final, claro, foi inesperado, afinal 6 gols só para o mandante, não é o que se vê a toda hora. O placar de 6 x 0 diante do Criciúma, pela partida de volta da Copa do Brasil, surpreendeu até o mais otimista torcedor. Ao que parece, o time catarinense não tem se dado bem contra o Massa Bruta, pois no encerramento do Brasileirão do ano passado, também foi goleado, por 5 x 1 no Nabizão. Esse elástico placar rendeu mais de R$ 3 milhões aos cofres do clube.
DESENCANTOU
Finalmente o atacante Lucas Barbosa desencantou. Não vinha apresentado o mesmo futebol do ano passado, pelo Juventude, que levou a Red Bull a contratá-lo. Que a nova fase tenha longa duração.
NA SEGUNDA
Falando em Juventude, ele será o adversário do Bragantino na segunda-feira, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Oportunidade que se apresenta para o Massa Bruta conquistar mais uma vitória e ficar entre os quatro primeiros colocados no Brasileirão, além claro, de ganhar mais gordura na tábua de pontuação, pois o certame é longo e complicado.
IDEAL
A performance do time deu ao técnico Fernando Seabra a formação ideal, que tem se repetido ao longo do Brasileirão. Uma mudança pontual aqui e ali tem ajudado na conquista de bons resultados. Aliado a isso, a mudança tática do sistema defensivo, que não se manda mais para o ataque e não tem forças para se recompor, tem ajudado bastante. Aliado a isso, a boa fase de alguns jogadores também contribui para o sucesso.
O FINO DA BOLA
Boa fase no futebol parece ter prazo de validade. Sempre foi assim. Mas o Palmeiras tem jogado o fino da bola e parece disposto a vencer todas as competições que disputa. Avançou na Copa do Brasil, é líder disparado na Libertadores e tem certa folga na liderança do Brasileirão. Sem contar que algumas das estrelas têm brilhado intensamente em campo, como Estevão, apenas para citar um deles.
JOGÃO
Amanhã tem um clássico do futebol brasileiro, que tem sido um duelo dos mais interessantes: Palmeiras e Flamengo se enfrentam no Allianz Parque e, uma vitória do Verdão vai abrir maior distância entre ambos na classificação. É difícil prever o resultado, mas o time de Abel Ferreira é, nas atuais circunstâncias, favorito.
COPA DO BRASIL
Algumas equipes consideradas grandes deram vexame na Copa do Brasil: Santos, Grêmio e Fortaleza. O caso do Santos é singular: vai mal em todas as competições e já é sério candidato a voltar à Série B do Brasileirão. Afora os resultados dentro de campo, não ajudaram a melhorar as finanças com a dinheirama que a Copa paga.
IMPAGÁVEL
O time da Vila Belmiro parece caminhar para um quadro que pode ser irreversível: coleciona uma dívida monstruosa, impagável, parece sem rumo dentro e fora de campo e Neymar não ajuda em nada. Suas declarações após a eliminação diante do CRB, revelam que o barco está à deriva em Santos. Como dizem alguns analistas, o Santos caminha a passos largos para ser a ‘nova’ Portuguesa de Desportos. Porém, a lembrar que a Lusa, agora, é uma SAF, e tem tudo para voltar a brilhar como nos velhos tempos.
AMADOR
Mais uma rodada pelos dois principais campeonatos de futebol da cidade, Séries A e B. Hoje são seis partidas pela Série A e amanhã outros seis, pela Série B. A destacar, também, as 13 partidas programadas pelo Campeonato de Menores. Para todos os gostos.