No final da tarde de ontem o prefeito Jesus Chedid, em pronunciamento ao vivo em rede social, fez novo apelo à população bragantina para a obrigatoriedade do uso de máscara no município.Ele lembrou que não é recomendação, é obrigação e que a prefeitura está distribuindo máscara por toda a cidade aos que não têm e deve ainda ter disponível 100 mil máscaras para distribuição gratuita, além do álcool em gel que também é distribuído gratuitamente.
O prefeito em um forte apelo, falou que não quer, mas se preciso for vai começar a multar estabelecimentos e pessoas que insistem em não seguir a determinação do uso obrigatório da máscara. Disse que ontem foi informado que há comerciantes de serviços essenciais que permitem que funcionário não usem máscaras e criticou a postura, com o questionamento de da necessidade de multa ao estabelecimento para o cumprimento do decreto. Inclusive falou do fechamento dos estabelecimentos que não obedecem e apelou para a conscientização das pessoas. Inclusive atentou que já existe um projeto em tramite na Câmara Federal que obriga o uso da máscara em todo território nacional e passível de multa para o não cumprimento no valor de R$ 300 que pode chegar a R$ 600 em caso de reincidência.
O prefeito ainda falou sobre que é questionado sobre a volta gradual do comércio, e disse que é uma oportunidade, e caso o Plano de Retomada não dê certo, a Prefeitura tomará todas as providências necessárias. “Damos um prazo para começar a funcionar dia 1º, para voltar a funcionar paulatinamente, nossa reponsabilidade é muito grande, precisamos compatibilizar o problema da saúde e o problema da economia, as pessoas precisam trabalhar, precisam viver também, então estamos dando essa oportunidade e queremos que haja colaboração, que haja respeito às normas estabelecidas pelo decreto, que sigam as orientações, leiam com atenção o decreto. E vocês comerciantes leiam o decreto e o que podem fazer, e juntos ir vendendo essa parada, ir flexibilizando, porque senão nós ficamos afogados. Estamos sim tendo uma vitória grande hoje é o 30º dia sem mortes [pelo covid], e vamos continuar assim. ” Ele disse, ainda que confia na população e que o mundo está nos ensinando a tomar cuidado, respeitando a si próprio e ao próximo também. O prazo dado é para que todos se preparem.
“Gente por favor, pelo amor de Deus, que cada um cuide do principal que é a saúde…O Brasil hoje é assunto mundial, é o epicentro do coronavirus no mundo…Por favor nos atenda, cuidem de suas famílias”, encerrou o prefeito.
Plano de Retomada – Em seu pronunciamento no início da noite de terça-feira, 19, o prefeito Jesus Chedid declarou sua preocupação com a economia da cidade e também com a saúde da população bragantina. Lamentou a morte das 10 pessoas, vítimas do covid-19 em Bragança, mas enfatizou o fato de há 31 dias não ocorreu mais nenhuma morte no município. Após estudo, o comitê municipal de enfrentamento de crise, criou o Plano de Retomada do comércio bragantino em sistema de rodizio.
O Plano de Retomada está marcado para o dia 1 de junho e seguirá todas as recomendações sanitárias, propostas pelo comitê de enfrentamento. Baseada nos números que a doença apresenta na cidade, que tem uma letalidade abaixo da média nacional, a secretária de Saúde Marina de Oliveira, explicou que há leitos para atender a população, que hoje é baixo o número de ocupação de leitos de enfermaria, e que o Hospital de Campanha está vazio. A testagem foi feita até agora em mais de 3 mil pessoas, e destas menos de 2% testaram positivas para a covid-19. Marina enfatizou que apesar da flexibilização do comércio, as medidas protetivas continuam, com uso obrigatório de máscara, manutenção do distanciamento social, manutenção dos idosos e doentes crônicos em casa, atendimento individual, etc.
A abertura prevista para dia 1 de junho, foi estudado e planejada e seguirá todos os protocolos necessários. Abrirá primeiro de segunda a sexta das 9h às 17h, o comércio de baixa densidade, que foi determinado como zona verde, e o comércio de alta densidade, chamado de zona vermelha onde fica o centro comercial, será feita em forma de rodizio nos dias de semana para que todas as atividades possam abrir, restaurantes e bancos estão isentos do rodízio. Academias também poderão retomar as atividades no dia 1 de junho seguindo os protocolos, com horários pré-agendados, limitações de clientes etc., academias de lutas marciais, que há contato entre pessoas, ainda não poderão abrir. Shopping, igrejas e templos também poderão abrir observando a lotação máxima, e seguindo todas as medidas. Os clubes também poderão voltar, também mediante as restrições que serão impostas entre elas a medição de temperaturas de associados com a obrigatoriedade de agentes sanitários
Barreiras – Desde a noite de terça-feira, 19, a prefeitura implantou a operação barreira sanitária nos acessos a cidade. Os veículos são parados por agentes que medem a temperatura das pessoas e higienizam os veículos. As barreiras foram necessárias para evitar o aumento de fluxo na cidade com a criação do megaferiado na capital paulista. Bragança não decretou nenhum feriado, mas o Governador de São Paulo João Dório antecipou o feriado de 9 de julho para todo Estado para a próxima segunda-feira, 25. As estão barreiras na variante do Taboão, na Estrada Padre Aldo Bolini e na Av. Alberto Diniz. Também foi instalada no Lago do Taboão uma barreira sanitária para orientar as pessoas que praticam esportes no local, que nesse não é o momento para que isso seja feito em locais públicos, que é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento. Em seu pronunciamento na manhã desta sexta-feira, 22, Marina mais uma vez fez um apelo à população para que apesar de ser muito importante a pratica de exercícios físicos, eles não devem ser feitos pelas ruas da cidade, muito menos em grupos. A necessidade do isolamento ´social é irrefutável para o controle da disseminação do vírus em nosso município, que hoje felizmente diminui a taxa de letalidade para 5,6%, completando 31 dias sem óbitos em decorrência da covid-19. Pessoas assintomáticas também transmite o vírus e isso pode ser letal para outras pessoas.