Últimas Notícias

Festival de Inverno movimenta Serra Negra com programação até julho

Castramóvel estará no Posto de Monta no próximo dia 27 de junho

Técnicos esclarecem dúvidas sobre obras do lago do Orfeu

Câmara vota obrigatoriedade de microchips em caçambas

Bragantino perde do Bahia e só volta a jogar em 12 de julho

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
terça-feira, junho 17, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Cidade

Prefeito adverte: Quem não cumprir o decreto sofrerá punição

Prefeito falou em aplicação de multa e fechamento para descumprimento do decreto

por Redação GB
maio 23, 2020
no Cidade, Coranavírus, GB Norte, Saúde
0
Prefeito adverte: Quem não cumprir o decreto sofrerá punição

Jesus Chedid

No final da tarde de ontem o prefeito Jesus Chedid, em pronunciamento ao vivo em rede social, fez novo apelo à população bragantina para a obrigatoriedade do uso de máscara no município.Ele lembrou que não é recomendação, é obrigação e que a prefeitura está distribuindo máscara por toda a cidade aos que não têm e deve ainda ter disponível 100 mil máscaras para distribuição gratuita, além do álcool em gel que também é distribuído gratuitamente.

O prefeito em um forte apelo, falou que não quer, mas se preciso for vai começar a multar estabelecimentos e pessoas que insistem em não seguir a determinação do uso obrigatório da máscara. Disse que ontem foi informado que há comerciantes de serviços essenciais que permitem que funcionário não usem máscaras e criticou a postura, com o questionamento de da necessidade de multa ao estabelecimento para o cumprimento do decreto. Inclusive falou do fechamento dos estabelecimentos que não obedecem e apelou para a conscientização das pessoas. Inclusive atentou que já existe um projeto em tramite na Câmara Federal que obriga o uso da máscara em todo território nacional e passível de multa para o não cumprimento no valor de R$ 300 que pode chegar a R$ 600 em caso de reincidência.

O prefeito ainda falou sobre que é questionado sobre a volta gradual do comércio, e disse que é uma oportunidade, e caso o Plano de Retomada não dê certo, a Prefeitura tomará todas as providências necessárias. “Damos um prazo para começar a funcionar dia 1º, para voltar a funcionar paulatinamente, nossa reponsabilidade é muito grande, precisamos compatibilizar o problema da saúde e o problema da economia, as pessoas precisam trabalhar, precisam viver também, então estamos dando essa oportunidade e queremos que haja colaboração, que haja respeito às normas estabelecidas pelo decreto, que sigam as orientações, leiam com atenção o decreto. E vocês comerciantes leiam o decreto e o que podem fazer, e juntos ir vendendo essa parada, ir flexibilizando, porque senão nós ficamos afogados. Estamos sim tendo uma vitória grande hoje é o 30º dia sem mortes [pelo covid], e vamos continuar assim. ”  Ele disse, ainda que confia na população e que o mundo está nos ensinando a tomar cuidado, respeitando a si próprio e ao próximo também. O prazo dado é para que todos se preparem.

“Gente por favor, pelo amor de Deus, que cada um cuide do principal que é a saúde…O Brasil hoje é assunto mundial, é o epicentro do coronavirus no mundo…Por favor nos atenda, cuidem de suas famílias”, encerrou o prefeito.

Plano de Retomada – Em seu pronunciamento no início da noite de terça-feira, 19, o prefeito Jesus Chedid declarou sua preocupação com a economia da cidade e também com a saúde da população bragantina. Lamentou a morte das 10 pessoas, vítimas do covid-19 em Bragança, mas enfatizou o fato de há 31 dias não ocorreu mais nenhuma morte no município. Após estudo, o comitê municipal de enfrentamento de crise, criou o Plano de Retomada do comércio bragantino em sistema de rodizio.

O Plano de Retomada está marcado para o dia 1 de junho e seguirá todas as recomendações sanitárias, propostas pelo comitê de enfrentamento. Baseada nos números que a doença apresenta na cidade, que tem uma letalidade abaixo da média nacional, a secretária de Saúde Marina de Oliveira, explicou que há leitos para atender a população, que hoje é baixo o número de ocupação de leitos de enfermaria, e que o Hospital de Campanha está vazio. A testagem foi feita até agora em mais de 3 mil pessoas, e destas menos de 2% testaram positivas para a covid-19. Marina enfatizou que apesar da flexibilização do comércio, as medidas protetivas continuam, com uso obrigatório de máscara, manutenção do distanciamento social, manutenção dos idosos e doentes crônicos em casa, atendimento individual, etc.

A abertura prevista para dia 1 de junho, foi estudado e planejada e seguirá todos os protocolos necessários. Abrirá primeiro de segunda a sexta das 9h às 17h, o comércio de baixa densidade, que foi determinado como zona verde, e o comércio de alta densidade, chamado de zona vermelha onde fica o centro comercial, será feita em forma de rodizio nos dias de semana para que todas as atividades possam abrir, restaurantes e bancos estão isentos do rodízio. Academias também poderão retomar as atividades no dia 1 de junho seguindo os protocolos, com horários pré-agendados, limitações de clientes etc., academias de lutas marciais, que há contato entre pessoas, ainda não poderão abrir. Shopping, igrejas e templos também poderão abrir observando a lotação máxima, e seguindo todas as medidas. Os clubes também poderão voltar, também mediante as restrições que serão impostas entre elas a medição de temperaturas de associados com a obrigatoriedade de agentes sanitários

Barreiras – Desde a noite de terça-feira, 19, a prefeitura implantou a operação barreira sanitária nos acessos a cidade. Os veículos são parados por agentes que medem a temperatura das pessoas e higienizam os veículos. As barreiras foram necessárias para evitar o aumento de fluxo na cidade com a criação do megaferiado na capital paulista. Bragança não decretou nenhum feriado, mas o Governador de São Paulo João Dório antecipou o feriado de 9 de julho para todo Estado para a próxima segunda-feira, 25. As estão barreiras na variante do Taboão, na Estrada Padre Aldo Bolini e na Av. Alberto Diniz. Também foi instalada no Lago do Taboão uma barreira sanitária para orientar as pessoas que praticam esportes no local, que nesse não é o momento para que isso seja feito em locais públicos, que é obrigatório o uso de máscara e manter o distanciamento. Em seu pronunciamento na manhã desta sexta-feira, 22, Marina mais uma vez fez um apelo à população para que apesar de ser muito importante a pratica de exercícios físicos, eles não devem ser feitos pelas ruas da cidade, muito menos em grupos. A necessidade do isolamento ´social é irrefutável para o controle da disseminação do vírus em nosso município, que hoje felizmente diminui a taxa de letalidade para 5,6%, completando 31 dias sem óbitos em decorrência da covid-19.  Pessoas assintomáticas também transmite o vírus e isso pode ser letal para outras pessoas.

Tags: CoranavírusCovid-19prefeiturasaúde

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 18, 2025
Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 11, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Regional

Festival de Inverno movimenta Serra Negra com programação até julho

junho 16, 2025
Cidade

Castramóvel estará no Posto de Monta no próximo dia 27 de junho

junho 16, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.