“A grande derrota, não é perder. A maior derrota é ficar fora do jogo. ” (Jovol)
INDEFINIÇÃO
Os tempos da política mudaram. A dez meses da eleição de 2024, a indefinição dos quadros políticos locais deve persistir provavelmente até maio ou junho. Por enquanto ninguém se arrisca a dizer que é pré-candidato a prefeito, a não ser o prefeito Prof. Amauri Sodré, que já declarou caminhar para tentar a reeleição.
Especulações ocorrem toda hora. Até mesmo a pretensão de alguns depende de muitas variantes a partir da escolha do partido, estrutura financeira que hoje depende do fundo partidário, inclusive os nomes conhecidos de outras eleições seguem calados. O motivo é o medo de anunciar a pré-candidatura e ter o nome queimado e até mesmo lacrado pelas redes sociais.
Por outro lado, as fusões de partidos que não alcançaram a cláusula de barreira nas últimas eleições também provocam mais indefinições, como é o caso do Patriotas com o PTB, que se transformou em PRD (Partido da Renovação Democrática). Em Bragança, ainda não foi divulgado qual o grupo político comandará o diretório municipal. Especula-se que deverá ficar com o grupo Chedid (União Brasil e aliados) ou com o de José de Lima, que comandava o PTB.
JANGO -1
O ex-prefeito João Afonso Sólis conversou com a Coluna ontem, e comentou sobre sua situação política. O ex-prefeito deixou a prefeitura em dezembro de 2012 e a partir daí deu aulas no Estado, assessorou deputado na Assembleia, prefeitura de Mairiporã e atualmente é representante comercial de empresa de medicamentos.
Jango continua sem partido, mas afirmou que há três em vista, entre eles o PODEMOS que no meio do ano incorporou o Partido Social Cristão (PSC).
JANGO -2
Sem vínculo partidário ou com grupos políticos, avaliou que a possibilidade de ser pré-candidato a prefeito ainda existe, porém não descartou, em última instância, ser candidato a vereador, cargo que exerceu na legislatura 2001/2004, quando obteve 1.634 votos, o mais votado da eleição.
Na eleição de 2004, saiu candidato a prefeito pelo PSDB e ficou em segundo lugar com 23.552 votos, perdendo para Jesus Chedid (PFL) que obteve 30.596. Entretanto, com a cassação de Jesus, por propaganda eleitoral em período vedado, Jango assumiu a prefeitura em outubro de 2005 e foi reeleito em 2008.
Portanto, Jango tem experiência política e eleitoral, mas permanece fora das disputas desde 2013.
VISITA A REDAÇÃO
Durante a semana recebemos a visita do ex-secretário da Segurança Pública da Prefeitura de Bragança durante a gestão do ex-prefeito Jango, Sergio Pereira.
O empresário se dedica hoje ao segmento de segurança no trânsito e foi o responsável pela modernização do sistema de monitoramento da cidade, implantação de mais de 100km e fibra ótica, reestruturação da secretaria de Segurança, criação do plano de carreira da Guarda Municipal e valorização dos agentes, implementou o canil com cães campeões da raça pastor alemão, foi pioneiro na criação de cavalaria em Guardas Municipais entre outras melhorias no setor de Segurança.
LA-DINO
O presidente Lula é mesmo muito ladino. Já emplacou dois aliados como ministro do Supremo Tribunal Federal: o advogado Zanin, que trabalhou na sua defesa durante a prisão, até que aliados trabalhassem para sua soltura. O outro é o ministro da Justiça, Flávio Dino, comunista de carteirinha, que prometeu se despir da política a partir de 22 de fevereiro de 2024, quando será empossado, para ser mais um guardião togado da Constituição.
Nos quatro governos do PT (três de Lula e um de Dilma) ambos indicaram 15 ministros, alguns já aposentados, um morreu de acidente (Teori Zavascki) e outro renunciou alegando cansaço (Eros Grau). Dos 11 que compõem o STF atualmente, sete foram indicados pela dupla petista (Luiz Roberto Barroso, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino), um por Temer (Alexandre de Moraes), dois por Bolsonaro (Nunes Marques e André Mendonça) e um por Fernando Henrique Cardoso (o decano Gilmar Mendes).
TAPETADA
O líder do governo, senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner (PT), parece que puxou o tapete do ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, o nome mais forte até então para assumir o Ministério da Justiça, para emplacar o secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, o baiano Wellington de Cesar Lima. O PT queria Jaques Wagner, Gleise Hoffman ou Lewandowski. Lula não queria nenhum dos três. Porém, na quarta-feira, Jaques Wagner rifou o ex-ministro dizendo que não seria ele (Wagner) nem Gleisi e nem Lewandowski.
E de tapete em tapete, a poeira vai se acumulando.
REFLEXÃO- SALMOS -25:1-22
1 A ti, SENHOR, levanto a minha alma.
2 Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.
3 Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.
4 Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.
5 Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.
6 Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.
7 Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, Senhor.
8 Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores.
9 Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.
10 Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.
11 Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.
12 Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.
13 A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.
14 O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.
15 Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede.
16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.
17 As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.
18 Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.
19 Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel.
20 Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti.
21 Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.
22 Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.