“Você não sente não vê. Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo. Que uma nova mudança em breve vai acontecer…” (Do cantor cearense Belchior)
CENTRO DEMOCRÁTICO NORDESTINO
Está em andamento em todo o Brasil, a organização do Centro Democrático Nordestino (CDN), comandado por Antônio de Sousa Ramalho, (Ramalho da Construção). A entidade sem fins lucrativos objetiva tornar-se uma referência em oportunidades de negócios, geração de emprego, trabalho e renda a todos os nordestinos, descendentes e trabalhadores brasileiros. Ao mesmo tempo fomentar a gastronomia e cultura nordestinas, promover a qualificação e preparação do micro e pequeno empresários.
Em breve a entidade deve iniciar o cadastramento de sócios, que não terá nenhum tipo de custo financeiro porque a entidade será mantida com doações e produções de eventos.
Só no Estado de São Paulo, segundo fontes oficiais, existem cerca de 8 milhões de nordestinos que migraram em busca de oportunidades.
Bragança Paulista, que tem população de 30% de nortistas e nordestinos, ou seja, cerca de 60 mil pessoas, deverá sediar uma das regionais do CDN.
DE VOLTA A CÃMARA FEDERAL
O ex-deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade) deve retornar a Câmara Federal na vaga aberta pela cassação do deputado Marcelo Lima (PSB-SP) por infidelidade partidária. Na terça-feira passada, 7, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por 5×2 votos deu ganho de causa ao Solidariedade. Ainda cabe recurso.
Marcelo Lima foi eleito em 2022 pelo Solidariedade e, sem apresentar justificativa, mudou de partido em fevereiro deste ano indo para o PSB. O Solidariedade acusa Marcelo de ter sido eleito valendo-se da estrutura financeira e da sigla do partido. Ele recebeu 110.430 votos e Paulinho da Força ficou com a primeira suplência obtendo 64.137 votos nas eleições de 2022.
HORA DA MUDA
A política em Bragança parece estar obedecendo a máxima “ passarinho em época de muda, não canta”. Na verdade, isso pode ser somente uma desculpa porque ninguém sabe para onde ir, além do União Brasil (UB), único grupo que está organizado, liderado pelo do deputado Edir Chedid.
EM BUSCA DOS $$$$
No momento, em todo o país, está havendo correria dos partidos políticos que não alcançaram a cláusula de barreira nas eleições do ano passado, para se reorganizarem em fusões ou federações. Isso já ocorreu com fusão do Patriotas e o PTB, que virou PRD –Partido da Recuperação Democrática e deve ocorrer também com o Solidariedade, Podemos e PSB cujos líderes estão em entendimento. Afinal de contas são R$5 bilhões do Fundo Partidário que estão em jogo e ninguém quer ficar sem morder uma fatia desse bolão, para as eleições municipais do ano que vem.
SUCESSÃO MUNICIPAL
Em época pré-pandemia, faltando 11 meses para a eleição municipal, o eleitorado já sabia quem eram os pré-candidatos a prefeito e vice. Na primeira eleição durante pandemia (2020), também.
Agora, na primeira pós pandemia, ninguém sabe nada, exceto que o prefeito Amauri Sodré (UB) disputará a reeleição, mas, segundo as “bocas malditas”, deve depender das pesquisas de opinião que o União Brasil costuma fazer.
LEI DO SILÊNCIO
Está difícil para as autoridades locais tomarem uma providência em favor dos moradores do entorno da garagem da empresa JTP, concessionária dos serviços de transporte coletivo em Bragança. A maior reclamação é quanto ao barulho absurdo produzido pela oficina da empresa em horários de descanso, ou seja, das 22h até ás 6h.
Há mais de um ano que as reclamações se sucedem e nem a empresa, muito menos as autoridades, tomam providências.
O Código Civil e a Lei de Contravenções Penais, especificam esse tipo de contravenção e estipula as punições.
REFLEXÃO- SALMOS: 79:1-13
¹ Acaso falais vós, deveras, ó congregação, a justiça? Julgais retamente, ó filhos dos homens?
² Antes no coração forjais iniqüidades; sobre a terra pesais a violência das vossas mãos.
³ Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras.
⁴ O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos,
⁵ Para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador sábio em encantamentos.
⁶ Ó Deus, quebra-lhes os dentes nas suas bocas; arranca, Senhor, os queixais aos filhos dos leões.
⁷ Escorram como águas que correm constantemente. Quando ele armar as suas flechas, fiquem feitas em pedaços.
⁸ Como a lesma se derrete, assim se vá cada um deles; como o aborto duma mulher, que nunca viu o sol.
⁹ Antes que as vossas panelas sintam o calor dos espinhos, como por um redemoinho os arrebatará ele, vivo e em indignação.
¹⁰ O justo se alegrará quando vir a vingança; lavará os seus pés no sangue do ímpio.
¹¹ Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Deus que julga na terra.
12 E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor.
13 Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.