Últimas Notícias

Brasil conhece seus adversários no Grupo C da Copa

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

‘Dezembro Vermelho’ conscientiza sobre HIV e AIDS             

APAE apresenta espetáculo no Teatro Carlos Gomes

Município abre credenciamento para artistas bragantinos

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
sexta-feira, dezembro 5, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

por Redação GB
julho 29, 2023
no Coluna da Gazeta
0

 “Persistência é a irmã gêmea da excelência. Uma é a mãe da qualidade, a outra é a mãe do tempo.” (Marabel Morgan)

 

 

A anunciada obra de construção do Parque Municipal Bela Manhã é o prenúncio de que a zona norte da cidade caminha para o desenvolvimento sustentável com qualidade de vida, lazer e recreação para uma população setorizada que hoje não tem muitas opções. O empreendimento da R. Sperandio vem sendo moldado há muitos anos. E, em Bragança, quando uma empresa genuinamente bragantina inicia uma empreitada de alto gabarito urbanístico e social, as dificuldades são imensas. Maiores do que se fossem para uma empreendedora visitante, como ao longo de minha vida profissional testemunhei. Não vou citar exemplos para não constranger autoridades e as próprias empresas beneficiadas.

Felizmente a iniciativa da R.Sperandio, depois de muita persistência, altos investimentos, conforme nota veiculada pela imprensa recentemente, e de superar entraves impostos burocraticamente por órgãos do poder público que procrastinaram o empreendimento no entorno do projeto ao longo dos anos, chega a bom termo final ao ter os Estudos de Impacto de Vizinhança e o Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) aprovados pela Prefeitura e autoridades ambientais, que viabilizaram o empreendimento habitacional vertical já denominado Parque Bela Manhã, o qual doará, em contrapartida à prefeitura, uma área de 180 mil metros quadrados para a construção do Parque Municipal que levará o mesmo nome.

No meu imaginário, formado pelo conhecimento obtido na exposição do projeto, vislumbro o Parque Municipal Bela Manhã como uma das maiores, se não a maior, obra sócio-ambiental e urbanística de todos os tempos em nossa cidade.

Comparando, sem intenção de desprezar ou minimizar a importância e a beleza do Lago do Taboão, tido como cartão de visita da cidade, o Parque Bela Manhã terá uma beleza, grandiosidade física e estrutura de esportes, lazer, recreação impar e sem precedentes.

Tão importante quanto a obra, é a estrutura de acesso que se constrói no seu entorno que impactará positivamente toda a mobilidade urbana, principalmente no Vale do Lavapés, onde o trânsito de crescente número de veículos provoca congestionamentos gigantes nos horários de pico e lentidão absurda nos finais de semana.

Segundo a estimativa, o alargamento da avenida Atílio Menin, que corta toda a zona norte, novas avenidas paralelas que darão acesso a variante do Guaripocaba e rodovia Fernão Dias amenizará a avenida dos Imigrantes (que corta a cidade de norte a sul) permitindo maior fluidez do tráfego com ganhos significativo de tempo para os usuários. As condições de mobilidade serão mais eficazes quando o Poder Público destravar o projeto de construção das perimetrais que interligarão as rodovias Fernão Dias e Capitão Bardoino.

Imagino a alegria do prefeito Amauri Sodré, em consolidar (ainda na gestão Jesus/ Amauri) esse empreendimento que marca indelevelmente o crescimento urbanístico e social da zona norte.

Finalizando, frise-se, que a frase da escritora norte-americana Marabel Morgan que abre a Coluna, reflete, no meu entendimento, a conquista do projeto Parque Bela Manhã, pelos empreendedores e prefeitura, como ato de persistência que será consagrada com a excelência na execução da obra.

 

SONDAGEM

Quem pensa que a política está silenciada em Bragança, engana-se. Nos bastidores líderes partidários trabalham na surdina para atrair pré-candidatos a vereador às eleições do ano que vem. Pelo que apurei tem muita gente boa, de prestigio, gabarito profissional e intelectual sendo consultada. Não vou revelar nomes porque não fui autorizado.

BALAIO DE GATO

A nível nacional, Brasília está um balaio de gatos. Ninguém sabe quem manda mais. Se é Arthur Lira, presidente do Congresso, a primeira dama guardiã Janja ou o Lula. Enquanto o congresso disputa o poder e negocia benesses para seus pares, nós continuamos pagando a conta cada dia mais cara. Como diz o radialista Emilio Zurita, do Pânico, a carreta furacão está insaciável.

 

 DEPUTADO EDMIR CHEDID

A determinação e amor a causa político-parlamentar, que protege e conquista benefícios para a Região Bragantina e Circuito das Águas me parece ser um dos principais motivos que mantém o deputado Edmir Chedid em intensa atividade desde seu primeiro mandato conquistado nas eleições de 1994 aos 29 anos de idade. Hoje ele cumpre seu oitavo mandato com o mesmo denodo de 23 anos atrás, enriquecido com conquistas e conhecimento que só o tempo premia quem trabalha muito e se dedica para o povo. No próximo dia 6 de agosto, completará 58 anos de idade, sendo 40 deles dedicados a política e a causa que o mantém sempre na liderança de dezenas de cidades, sempre muito querido e admirado.

O deputado Edmir ainda é a grande esperança que Bragança e região possuem para evitar que caminhos tortuosos desviem a região da vocação democrática liberal que impera desde a redemocratização. Esses caminhos já assombraram nossa cidade num passado recente ao destruírem fisicamente o município e depauperarem as finanças públicas, recuperadas mais tarde graças a eleição de Jesus e Amauri em 2020.

 

 

REFLEXÃO: SALMOS 75:1-10

1- A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram.

2 -Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente.

3- A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.)

4 -Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte;

5- Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura.

6- Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação.

7- Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.

8 -Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.

9- E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó.

10 -E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.

 

Tags: bragança paulistacidadeColuna da Gazetaopinião

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

novembro 29, 2025
Coluna da Gazeta

QUEM TEM MEDO DA TRANSPARÊNCIA ?

novembro 22, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Uncategorized

Brasil conhece seus adversários no Grupo C da Copa

dezembro 5, 2025
Cidade

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de débitos tributários

dezembro 3, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.