Cinco escolas da rede municipal de ensino de Bragança Paulista recebem a partir deste mês as primeiras atividades do projeto Baú das Artes. A iniciativa é realizada pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – patrocinada pela NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A ação prevê a capacitação de 30 professores para replicar em sala de aula, de maneira divertida e criativa, um conteúdo preparado sob medida para desenvolver habilidades essenciais para a formação integral dos futuros cidadãos. Tudo com o suporte de um colorido móvel, repleto de adereços e acessórios, além de um acervo de 250 livros. Serão beneficiados 848 alunos diretamente e 795 indiretamente nesta edição.
“Em todos os seus projetos, a Evoluir atua para promover o desenvolvimento de cinco competências essenciais para o desenvolvimento integral de crianças e jovens: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, ressalta Cláudia Diogo Pereira, coordenadora do Baú das Artes na Evoluir. “Na prática, essas são as diretrizes que seguimos para a elaboração de todos os conteúdos. Assim, conseguimos trabalhar habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, comunicação, relacionamento, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para o bem comum. Tudo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz.
Em Bragança Paulista, os professores participarão de quatro encontros de capacitação, sendo dois presenciais e dois virtuais, totalizando 42 horas, com uma abordagem teórica sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos e dicas para a utilização dos materiais fornecidos em sala de aula. Além do baú colorido que dá nome à iniciativa, os educadores recebem também um manual, indicando os conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com os conteúdos curriculares. Completam o material didático seis cadernos de atividades, um por macro área temática da BNCC, disponibilizados digitalmente. Cada caderno traz oito projetos, formando um rico repertório de 48 projetos transdisciplinares.
Em 2023, participam do Baú das Artes em Bragança Paulista as escolas municipais Antonio Dorival Monteiro de Oliveira, Comendador Hafiz Abi Chedid, Padre Donato Vaglio, Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto e Profa. Lúcia Helena Pugiali.